Tecnoshow: lideranças do agro se surpreendem e aprovam discurso forte de Caiado
Avaliação é que governador mostrou “coragem” e abordou a polêmica Taxa do Agro com “franqueza” e “transparência“

O discurso incisivo do governador Ronaldo Caiado na abertura da Tecnoshow surpreendeu as principais lideranças pela “coragem” e a forma direta com que tratou a polêmica Taxa do Agro, criada no início deste ano e ainda motivo de muitas polêmicas e contestações.
“Foi um discurso muito forte. O governador mostrou coragem, transparência e franqueza”, disse à coluna um presidente de importante entidade do agronegócio. “Ele abordou de forma direta até de uma forma até dura a questão do Fundeibnfra”, acrescenta outro líder. “É claro que não engolimos a taxa, mas Caiado foi corajoso; veio aqui na nossa terra sabendo tava todo mundo contrariado”, avalia mais uma liderança ruralista. No geral, a avaliação é de que o chefe do executivo se não acabou com a perlenga, conseguiu marcar posição.
Na fala Caiado reforçou o objetivo de reforçar a parceria do governo de Goiás com o setor agropecuário do estados. Anunciou que o Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO) vai autorizar empréstimos para a agroindústria com o mesmo patamar de juros do setor rural. E destacou ainda as ações da gestão estadual para dar estrutura aos produtores rurais “da porteira para fora”, garantindo que o agro goiano se mantenha competitivo no cenário nacional.
“Há 20 anos, Goiás produzia 11 milhões de toneladas de grãos. Hoje tem previsão de mais de 30 milhões de toneladas. Isso mostra nossa capacidade de expandir fronteiras”, ressaltou o governador Ronaldo Caiado. Ao mencionar as dificuldades com distribuição de energia, o maior gargalo vivido hoje pelos produtores rurais goianos, Caiado mostrou que tem trabalhado para defender o setor em diversas frentes, como na luta para que a empresa cumprisse o contrato ou deixasse o estado, e ainda na segurança pública, combatendo a criminalidade que em governos anteriores assombrava a zona rural.
“Estamos dando condição para que o Estado avance, e a agricultura tem uma característica ímpar: deixa renda em cada município onde tem um produtor, melhora a atividade econômica e a qualidade de vida das pessoas”, afirmou Caiado.