Vanderlan cobra da Anvisa aprovação de vacina russa
"Já são 62 países que aprovaram a Sputnik", lembrou o senador goiano

O senador Vanderlan Cardoso (PSD) cobrou da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) a liberação a vacina Sputnik V, da Rússia. “Precisamos fazer todo o esforço possível para que mais e mais vacinas cheguem ao Brasil. Já são 62 países que aprovaram a Sputnik, no entanto, o imunizante continua tendo os pedidos de importação para o Brasil negados”, disse no Senado.
Na segunda (26), a Anvisa rejeitou, por unanimidade, a importação e o uso da vacina russa Sputnik V pelo Brasil. O colegiado se reuniu extraordinariamente após decisão ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski, para a agência reguladora analisar o uso do imunizante em 30 dias.
Na ocasião, o relator Alex Machado Campos apontou a “falta de documentação” e possíveis riscos do imunizante à saúde. Ele foi seguido pelos outros quatro membros.
“Não estou aqui para condenar os técnicos da Anvisa, mas é preciso de uma atenção especial para essa situação”, argumentou Vanderlan.
O senador também tem cobrado que o projeto 1033, de autoria dele, seja colocado em pauta. “O projeto flexibiliza a compra de vacinas por empresas públicas e privadas, que vão doar 50% das vacinas adquiridas ao Programa Nacional de Imunização/SUS”, explicou.