VIROU LEI

Vereadores aprovam instalação de ponto eletrônico para profissionais de saúde em Aparecida (GO)

Vereadores de Aparecida de Goiânia aprovaram a implantação de ponto eletrônico para médicos e demais…

Vereadores de Aparecida de Goiânia aprovaram a implantação de ponto eletrônico para médicos e demais profissionais da rede pública de saúde de Aparecida de Goiânia, durante sessão realizada nesta quinta-feira (5). Com a aprovação, os profissionais da rede municipal de saúde terão que marcar ponto eletrônico na entrada, saída e intervalos do expediente.

O texto segue para a sanção do prefeito Vilmar Mariano (Patriota).

O projeto, de autoria do vereador William Panda (PSB), prevê que a proposta seja implementada 90 dias a partir da sanção do prefeito. Segundo o autor, com o ponto eletrônico, o Poder Público poderá fiscalizar melhor e fazer com que a população seja melhor atendida principalmente pelos médicos no plantão.

Além disso, a forma eletrônica contribui para evitar fraudes no registro. O vereador também diz que a proposta visa coibir as chamadas “consultas a jato”, quando a consulta médica é feita de maneira muito rápida, impedindo uma avaliação aprofundada do paciente.

“Médicos, enfermeiros e outros servidores da rede pública de saúde de várias cidades já tem o controle de jornada de trabalho por meio de sistema de ponto eletrônico, mecanismo que além da identificação personalíssima do funcionário via crachá ou leitura biométrica que analisa as impressões digitais, registra o ponto no dia e hora da marcação, evitando fraudes no controle de jornada”, explica Panda em sua justificativa.

Vereadores

Deve tramitar, na Câmara Municipal de Aparecida, projeto que prevê a instalação de ponto eletrônico para registrar a falta de vereadores.

A proposta começou a ser elaborada após polêmica causada por divulgação de nomes de vereadores que faltaram à sessão do dia 18 de abril, que acabou encerrada por falta de quórum.

O projeto é também de William Panda, que chegou a anunciar a inciativa em plenário durante a sessão do dia 25 de abril.