assista

Vídeo: apoiadores e opositores de Bolsonaro trocam empurrões em frente ao condomínio do ex-presidente

Grupo levou boneco inflável de Bolsonaro com tornozeleira

Em Brasília, apoiadores e opositores de Bolsonaro protagonizaram um pequeno confronto em frente ao condomínio onde o ex-presidente cumpre prisão domiciliar. Durante a confusão, os grupos chegaram a trocar empurrões, mas a briga durou apenas alguns instantes e não houve feridos. O episódio aconteceu justamente no início do julgamento de Bolsonaro e outros sete réus, acusado de integrar o núcleo central da trama golpista, pelo STF (Supremo Tribunal Federal).

Protesto com boneco inflável

O grupo de manifestantes contrários a Bolsonaro, incluindo integrantes do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto) e de organizações de esquerda, levou um boneco inflável representando o ex-presidente vestido com roupa de presidiário e tornozeleira eletrônica. O boneco também exibia uma bandeira dos Estados Unidos e a placa 171, em referência ao artigo do Código Penal que define o crime de estelionato.

Além do boneco, os opositores de Bolsonaro exibiram faixas com mensagens como “Bolsonaro na cadeia!”. A mobilização aconteceu também em outros estados, como Pernambuco, Paraná, Santa Catarina, São Paulo e Rio de Janeiro, onde o grupo protestou em frente à sede do PL, partido do ex-presidente.

Apoiadores reagiram com orações e bandeiras

Do outro lado da rua, os apoiadores de Bolsonaro se concentraram com bandeiras do Brasil e realizaram orações, além de protestos em defesa do ex-presidente. Segundo relatos, a confusão se deu apenas em alguns momentos e o grupo de esquerda deixou rapidamente o local.

Expansão das manifestações

O MTST informou que seguirá realizando mobilizações em diferentes estados, reforçando a cobrança de punição a Bolsonaro e demais acusados na trama golpista. Entre os símbolos dos protestos, o boneco inflável, chamado de “Bolsoleco”, serve como contraponto ao icônico “Pixuleco”, utilizado em protestos de grupos da direita contra o PT.

Julgamento de Bolsonaro no STF: assista ao vivo

O Supremo Tribunal Federal (STF) inicia, nesta terça-feira (2/9), o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e de sete aliados, acusados de compor o chamado ‘núcleo crucial’ da tentativa de golpe de estado ocorrida em 2022. A sessão da Primeira Turma começa às 9h, sob a condução do ministro Cristiano Zanin, e terá transmissão ao vivo pelo Mais Goiás e pelo canal oficial do portal no YouTube. Assista aqui!