assista

Vídeo: em eleição presidencial de 1989, Lula ironizou baixo desempenho de Caiado nas pesquisas

Naquele pleito, Caiado terminou em 10º lugar; atualmente, o veterano marca 4% das intenções de voto no primeiro turno

Um vídeo que resgata a eleição presidencial de 1989 voltou a circular nas redes sociais após o lançamento da pré-candidatura de Ronaldo Caiado ao Planalto. Nas imagens, Luiz Inácio Lula da Silva ironiza o então adversário durante um debate televisivo.

Na época, Caiado, então com 40 anos, disputava pela primeira vez a Presidência da República e ainda era pouco conhecido nacionalmente. Já Lula, com 44 anos, figurava entre os principais nomes da corrida eleitoral. Durante o debate exibido pela TV Band, o petista protagonizou um momento que acabou marcando o encontro.

Ao ser convidado a fazer uma pergunta, Lula escolheu outro candidato, mas foi interrompido por Caiado, que pediu para ser questionado. Em tom irônico, o petista respondeu: “quando você crescer, eu faço”, e completou dizendo que faria a pergunta quando o adversário chegasse a 1,5% nas pesquisas.

Naquele pleito, Caiado terminou em 10º lugar, com apenas 0,72% dos votos. A eleição histórica acabou sendo vencida por Fernando Collor de Mello, que derrotou Lula no segundo turno.

Décadas depois, o cenário político volta a reunir os nomes. Agora governador de Goiás, Caiado oficializou sua pré-candidatura à Presidência pelo Partido Social Democrático (PSD) e volta a dividir espaço com Lula no debate nacional. Segundo pesquisas recentes, o goiano aparece com cerca de 4% das intenções de voto.

O lançamento da candidatura ocorreu em São Paulo, com apoio do presidente do partido, Gilberto Kassab. Na disputa interna da sigla, Caiado superou outros nomes, como Ratinho Junior, que desistiu da corrida, e Eduardo Leite, que criticou a escolha.

Durante o discurso, o governador também mencionou Flávio Bolsonaro, destacando que “ímpeto dos jovens não é suficiente” para governar. Além disso, afirmou que, se eleito, pretende conceder anistia ao ex-presidente Jair Bolsonaro.

Vídeo: em eleição presidencial de 1989, Lula ironizou baixo desempenho de Caiado nas pesquisas

https://uploads.maisgoias.com.br/2026/03/31182547/Lula-dando-uma-lapada-no-Caiado-em-1989.mp4