Pontos turísticos e ruas são atingidos por enchente em Pirenópolis

A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil emitiu nota de alerta para a população e turistas

Pontos turísticos e ruas são atingidos por enchente em Pirenópolis
Pontos turísticos e ruas são atingidos por enchente em Pirenópolis - (Foto: Reprodução)

As fortes chuvas que atingiram Pirenópolis, a cerca de 130 quilômetros de Goiânia, causaram alagamentos em pontos turísticos e ruas da cidade. O Rio das Almas, que corta o centro histórico, aumentou seu nível nesta terça-feira (11), e a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil emitiu nota de alerta com orientações para a população e turistas.

As águas já chegaram até a Rua do Lazer, uma das principais do município, conhecida por seus bares e restaurantes. Além disso, nas redes sociais os moradores tem compartilhado vídeos, que revelam pontos alagados também em estradas da região de zona rural. Em algumas áreas, a água chegou a cobrir pontes, impossibilitando a passagem de veículos.

Alerta e proibição para visitantes em Pirenópolis

A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil emitiu uma nota de alerta, em que recomenda a proibição da entrada de visitantes em pontos turísticos como cachoeiras, balneários e acampamentos, durante o período de chuvas intensas. De acordo com o órgão há o risco do fenômeno conhecido como “cabeça d’água” e “tromba d’água”, que é quando uma grande quantidade de água acumulada desce o rio, causando enchentes repentinas, com forte correnteza.

Ainda segundo a nota, os moradores de áreas de risco devem buscar abrigo em local seguro. Áreas às margens de rios e córregos são consideras de risco, por causa do risco de alagamento.

A prefeitura da cidade também orienta, que devem deixar suas residências os moradores de casas com rachaduras, trincas, árvores e postes inclinados, com estalos em rocha e muros embarrigados. Esses são sinais de que o solo está começando a se movimentar e pode ter deslizamento de terra.

Previsão de chuva continua

Para esta terça-feira (11), a previsão é de mais chuvas para o estado. A estimativa do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo),  é que as pancadas de chuva isoladas podem ser volumosas, acompanhadas de rajadas de ventos e raios.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu o alerta laranja de chuvas intensas para Pirenópolis, com a previsão de ventos de até 100 quilômetros por hora. Esse alerta vai até a manhã de quarta-feira (12).