Praça T-23 recebe a exposição ‘Ninhos Urbanos’ neste sábado (29)

A exposição será lançada no sábado (29), com visitas gratuitas, oficinas de pintura, música e mais

Praça da T-23 recebe a exposção
A praça receberá 66 casinhas de passarinhos, pintadas por artistas locais (Foto: Divulgação)

Há mais de um ano o mundo foi surpreendido com a notícia de uma pandemia, que não demorou muito para mostrar seu potencial devastador. Diversos setores da economia foram afetados, especialmente o artístico e cultural, já que diversos projetos do segmento dependem de público. Apesar disso, a arte segue sobrevivendo e ressignificando o momento, trazendo um pouco de paz e respiro em meio ao atual cenário. Pensando em trazer um pouco de alívio, cor e vários outros benefícios associados à arte, no próximo sábado (29), a praça T-23, em Goiânia, recebe a exposiçãoNinhos Urbanos

A intervenção urbana artística é uma realização da Terral Incorporadora, em parceria com a Associação Goiana de Artes Visuais em Goiânia (AGAV). O lançamento será aberto ao público e está previsto para ter início às 8h, ficando disponível para visitação até o dia 5 de junho, sábado seguinte.

Trata-se de uma exposição coletiva, com 66 casinhas de passarinhos, produzidas com diversos estilos e inspirações. O resultado: diversas cores e muita beleza, que serão instaladas e darão vida a um Flamboyant localizado na praça.

E não para por aí. Durante todo o período da manhã de sábado, serão realizadas oficinas de pintura para crianças, música ao vivo e apresentações com artistas circenses. Tudo será gratuito e ao ar livre, seguindo os protocolos sanitários de prevenção à Covid.

Praça da T-23 recebe a exposção "Ninhos Urbanos"

A praça receberá 66 casinhas de passarinhos, pintadas por artistas locais (Foto: Divulgação)

Em “Ninhos Urbanos”, o público poderá apreciar uma exposição com diversas cores e mensagens inspiradoras, inscritas em cada uma das casinhas presentes. Segundo a artista Rosy Cardoso, que integra a mostra, sua pintura visa ressaltar a importância do ninho enquanto moradia, como um lugar que abraça e inspira proteção: “Inseri mulheres em ciranda, como mães acolhendo em sua morada as crias”, menciona.

O pequeno Augusto Mangussi, de apenas 12 anos, pintou uma mensagem de preservação do verde e dos pássaros, que também habitam o ambiente urbano. Já a artista Selma Di Medeiros, visa passar uma mensagem de otimismo: “No meu ninho, também pintei frases de incentivo às pessoas, para substituir o sofrimento do momento atual pela esperança do amanhã ao olhar para o colorido das flores, dos pássaros e borboletas“, conta.

Propósito da exposição Ninhos Urbanos

Ninhos Urbanos
Foto-5---Nangerri-Di-Crist Foto: Obra da artista plástica Alessandra Teles (Foto: Divulgação)
Foto-3---Laurice-Noleto Foto: Casinha feita pela artista plástica Laurice Noleto (Foto: Divulgação)
Ninhos Urbanos
Foto-1---Alessandra-Teles Foto: Obra da artista plástica Alessandra Teles (Foto: Divulgação)

A incorporadora idealizou o projeto como uma oportunidade de criar laços com a vizinhança próxima à praça T-23, onde está sendo realizado um lançamento imobiliário. Segundo Marcelo Borges, diretor da Terral: “A ideia era dar um presente artístico para a cidade, que evocasse bons sentimentos e que pudesse ser contemplada livremente por todos que ali passassem“, afirma.

Apesar disso, ele ainda afirma que a “Ninhos Urbanos” se mostrou uma oportunidade de apoio aos artistas, que poderão levar suas artes para bem pertinho do público novamente.

De acordo com Valdir Ferreira dos Santos, artista plástico e presidente da AGAV: “Os meios digitais têm sido uma opção de os artistas continuarem a apresentar seus trabalhos. Mas faltam acesso e familiaridade de muitos com as mídias digitais, fatores que complicam a adaptação.  Sem falar que a internet não substitui, em sua totalidade, a percepção presencial das nuances de uma peça artística“, reflete.

Assim, a iniciativa funciona como uma ação de valorização e fomento à arte, estimulando também que o público prestigie o trabalho de cada um que dedicou seu tempo para produzir as peças da exposição.

Considerando o momento pandêmico, é importante mencionar que os artistas receberam o kit de pintura em casa, com todos os materiais para executarem o trabalho. O recolhimento também foi feito desta forma, nas casas dos participantes.

Se você é um apreciador da arte, faça uma visita à exposição “Ninhos Urbanos”. Lembrando que ficará disponível na praça T-23 até o dia 5 de junho.

Serviço

Exposição “Ninhos Urbanos” é realizada em Goiânia

Quando: de 29 maio a 5 de junho (disponível por uma semana)

Onde: praça T-23

Acesso: gratuito

Leia também: