Prefeitura abre inscrições para o programa ‘Por dentro da Orquestra’

Alunos de escolas públicas e privadas podem ser inscritos até o dia 7 de maio

Por Dentro da Orquestra
Inscrições para o projeto vão até 7 de maio (Foto: Divulgação)

Vem aí uma oportunidade para alunos de escolas públicas e privadas que têm interesse na música clássica, ou que desejam aprender mais sobre o funcionamento de uma orquestra. Até o dia 7 de maio (sexta-feira), a Prefeitura de Goiânia estará com as inscrições abertas para o programa “Por Dentro da Orquestra“, que é coordenado pela Secretaria Municipal de Cultura (Secult) e pela Orquestra Sinfônica de Goiânia.

O projeto visa inserir crianças e adolescentes nesse universo musical, gerando oportunidades e criando uma atividade extra que some conhecimento e diversão. Segundo o maestro Eliseu Ferreira, a Orquestra, como um todo, tem um papel importante e faz parte da vida de uma cidade, representando um organismo de difusão musical, não apenas da música clássica, mas da música sinfônica em geral.

Assim, o projeto “Por Dentro da Orquestra” nasce como uma oportunidade para que os alunos continuem desenvolvendo atividades relevantes, mesmo neste período de distanciamento social.

A inscrição deverá ser feita pela direção das escolas, por meio do formulário correspondente (clique aqui para acessar), contemplando alunos de música ou artes, com idade a partir de 7 anos (Ensino Médio e Ensino Fundamental).

As ações do programa serão realizadas entre os meses de maio e junho, preferencialmente, por meio das plataformas digitais, respeitando as medidas de segurança. Ainda segundo o maestro: “A proposta é realizar aulas interativas nos horários regulares dos alunos, levando aos mesmos algo divertido e diferente nesses momentos de distanciamento físico“, completa.

Os profissionais responsáveis pelas aulas, promoverão uma interação do aluno com a música clássica, orquestra sinfônica e ambiente orquestral, utilizando o universo cinematográfico e dos desenhos animados como base, trazendo uma linguagem mais próxima do que já estão acostumados.

As aulas serão interativas e a previsão é que tenham duração de pelo menos 50 minutos. Os temas abordados serão: principais compositores, instrumentos da orquestra, funcionamento e relevância das orquestras.

Assim que as restrições sanitárias impostas pela pandemia forem finalmente suspensas, poderá ser realizado um concerto didático presencial pela Orquestra Sinfônica de Goiânia, apresentando algumas músicas que serão passadas durante o “Por Dentro da Orquestra”, bem como explicações estéticas pelo maestro e a interação dos alunos com instrumentos.

Serviço

Inscrições abertas para o programa “Por Dentro da Orquestra”

Datas: 22 de abril a 7 de maio

Início das aulas: 10 de maio

Link de inscrição: clique aqui

WhatsApp para contato: (62) 98493-9634

E-mail para mais informações: [email protected]gmail.com

Leia também: