Prefeitura anuncia maratona com 60 obras em áreas de lazer e esportes de Goiânia

Primeiro lote contempla sete construções e três projetos de revitalização de praças e quadras esportivas em diferentes regiões

Prefeitura anuncia maratona com 60 obras em áreas de lazer e esportes de Goiânia (Foto: Fernando Leite - Divulgação)

O prefeito Rogério Cruz  (Republicanos) anunciou, nesta terça-feira (21), que a administração municipal vai construir ou revitalizar 60 espaços públicos de lazer em Goiânia. Serão seis etapas, com dez intervenções em cada. O ciclo entre o início e a entrega das obras será de 60 dias. Fazem parte dessa maratona, principalmente, quadras poliesportivas e praças.

O anúncio foi feito no Goiânia II, em solenidade que marcou o início das obras do primeiro lote, que contemplará sete praças que serão construídas e três que serão revitalizadas, nos próximos dois meses.

“A cada 60 dias vamos lançar ordens de serviço para a construção e revitalização de 10 praças e quadras esportivas em Goiânia. Esse é um plano que desenvolvemos para trabalhar junto com os vereadores que colocaram emendas impositivas para a cidade. Existe uma sinergia entre os poderes Executivo e Legislativo”, afirmou Rogério Cruz.

Primeira etapa

Nesta primeira etapa, as obras serão realizadas com emendas impositivas dos vereadores de Goiânia. A emenda do vereador Cabo Senna garantirá a construção de praça no Setor Goiânia II. A de Clécio Alves custeará novo espaço de lazer no Goiânia Viva. A de Felisberto Tavares se destinará à construção de praça no Residencial Português.

A praça localizada na T-23, no Setor Bueno, será revitalizada com recursos de emenda de Wellington Peixoto. Outros dois espaços serão revitalizados no Faiçalville e Park Solar, fruto de emendas dos vereadores Kleybe Morais e Anselmo Pereira, respectivamente.

O Jardim Bela Vista também contará com nova praça, a partir de emenda da vereadora Sabrina Garcez, assim como o Residencial Eli Forte e Jardim São José, ambas custeadas por emendas do presidente da Câmara Municipal de Goiânia, vereador Romário Policarpo. Outra praça será construída no Residencial Park Lozandes, por meio de emenda do vereador Tiãozinho Porto.

O Residencial Itaipu também será contemplado com a construção de uma praça, com emenda do prefeito Rogério Cruz, durante seu mandato como vereador por Goiânia. Duas quadras esportivas, no Setor Progresso e Vila Mauá, serão reformadas com recursos de emendas dos vereadores Izídio Alves e Juarez Lopes.

O presidente da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), Alisson Borges, afirma que será composta uma força tarefa para atender ao projeto. “Vamos trabalhar diuturnamente para atender as emendas impositivas e beneficiar a sociedade. São serviços que a Comurg já presta. Cada local conta com um projeto diferente, construído em diálogo com a comunidade”, explica.

Parceria

A secretária de Relações Institucionais, Valéria Pettersen, frisou que parte do projeto será financiado com emendas impositivas dos vereadores, e que o prefeito trata como prioridade a execução das obras, em função de sua história como vereador e por reconhecer a importância do trabalho do Legislativo.

“Os projetos foram bem elaborados, com cronograma, relatórios fotográficos para prestação de contas. Haverá instalação de pet places, playgrounds, área de recreação. Uma característica de praça parque, que tem muita identidade com nossa comunidade”, disse a secretária.

Líder do prefeito na Câmara Municipal, Anselmo Pereira foi um dos vereadores responsáveis pela indicação de emenda para a construção de praças. Ele afirmou que o trabalho conjunto com a prefeitura rende conquistas para Goiânia. “Essa cumplicidade administrativa é o que tem de mais benéfico para a população. Existe um comprometimento de realizar as reivindicações da comunidade. Damos um exemplo para o Brasil”, disse.

Gratidão

Carlos Santana, de 61 anos, é morador de Goiânia II há mais de 20 anos, um dos setores beneficiados com a construção de uma praça nesta primeira etapa. Ele afirma que o benefício era muito aguardado pelos moradores.

“É uma sensação indescritível. Essa praça tem três anos que aguardamos. Ano passado, o prefeito esteve aqui e disse que iria fazer a obra. Hoje fomos avisados de que vai começar. É uma cidade grande e sabemos que é muita coisa para a prefeitura cuidar. Quando a gente é agraciado com uma obra dessa amplitude e que vai atender tanta gente, o que temos é gratidão”, afirma.