Prefeitura de Goiânia alerta para descarte correto de lixo durante Carnaval

Comurg manterá equipes de plantão nesse feriado prolongado em que o lixo pode chegar a 10% de aumento

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), manterá equipes de limpeza em estado de alerta neste feriado prolongado de Carnaval. Apesar de seguir com a programação diária dos serviços, os trabalhadores também tiveram orientação para dar atenção especial aos locais onde terá maior concentração de bailes e blocos rua. De acordo com informações do órgão, no mesmo período do ano passado ocorreu aumento significativo no volume de descarte irregular, chegando a 10% após as atividades carnavalescas.

Dos pontos por onde passarão os foliões, o Mercado da 74 recebe uma equipe de limpeza para acompanhar a programação que se seguirá até terça-feira (05). Ainda haverá equipes espalhadas por outros pontos da capital que receberão maior aglomeração de pessoas e que, consequentemente, vão gerar mais lixo. As equipes da Comurg farão monitoramento para manter o asseio e conservação das vias.

Geralmente essa movimentação mais densa acontece na região Central e Sul, como Avenida Circular, no Setor Pedro Ludovico, Avenidas T-63, Avenida 85 e Avenida T-11 no Setor Bueno. Outros pontos que merecem atenção na limpeza são Setor Leste Universitário, nas imediações da 5ª avenida e rua 52 do Jardim Goiás.

Segundo o presidente da Companhia, Aristóteles de Paula, a sujeira deixada pelos foliões é um dos maiores problemas do pós-feriado para a limpeza urbana. “As latas de alumínio, garrafas de vidro, copos plásticos e panfletos de divulgação são facilmente encontrados nas ruas, entupindo bueiros e aumentando o risco de enchentes”.

Para que não aconteçam problemas inesperados por conta do mau acondicionamento e descarte irregular de lixo pela cidade, a orientação da Comurg é que os festejantes cooperem, gerando menos lixo e fazendo descarte correto, considerando que aumento gera impactos na coleta e varrição, que ficam sobrecarregados.

O presidente Aristóteles orienta que uma boa dica é o uso de embalagens retornáveis, aliado à redução de desperdício de comida e de bebida. “Queremos que o cidadão aproveite as festas e as folias das ruas, mas que também ajude a cuidar da cidade, que é responsabilidade de todos”, diz.