Projeto de lei quer isenção de IPVA para carros elétricos em Goiás

A matéria ainda está em fase inicial de trâmite na casa legislativa e deve passar por apreciação em comissões

Tramita na Alego projeto de lei que isenta os carros movidos à eletricidade (carros elétricos) do IPVA em Goiás. (Foto: Pixabay - Divulgação)

Tramita na Assembléia Legislativa de Goiás projeto de lei que isenta os carros movidos à eletricidade (carros elétricos) do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). A proposta ainda está em fase inicial de tramitação e deve passar pela análise das comissões e somente depois seguir ao Plenário.

O autor da matéria, deputado estadual Henrique Arantes (MDB), diz que a intenção é incentivar o uso de automóveis movidos à energia elétrica, que são mais eficientes e têm menor consumo, quando comparados aos motores movidos à combustão.

Arantes argumenta que o uso desses automóveis “confere uma maior preservação da qualidade do meio ambiente e do equilíbrio ecológico, pois com o uso da energia elétrica como fonte propulsora, inexiste poluição ambiental, ao passo em que o motor a combustão polui o ar à vista das emissões de C02”

Inovação

O deputado afirma que a aprovaçao de sua proposta vai colocar Goiás em paridade com outros estados que já adotaram a isenção do IPVA como forma de estímulo ao uso desse tipo de veículo, a exemplo do Paraná, Rio de Janeiro e Mato Grosso do Sul.

“Haverá, assim, por parte do poder público, a adoção de uma política pública que contribuirá com o meio ambiente ecologicamente equilibrado, visando, sempre, a qualidade de vida da população”, pontua.