Projeto realiza ‘Banca de Quadrinistas’, com artistas de todas as regiões do Brasil

Apresentado pelo Itaú Cultural, o projeto expõe trabalhos dos artistas pelo site, com acesso gratuito

Se você é fã de HQ, vem aí um evento bem diferente. A “Banca de Quadrinistas”, que chega em sua 6ª edição por meio do Itaú Cultural, tem início nesta nesta sexta-feira (1/10), em formato online e gratuito, reunindo 20 artistas independentes, das cinco regiões do Brasil.

Com curadoria do núcleo de Audiovisual e Literatura, esta será a segunda vez que o evento acontece em ambiente virtual, por conta da pandemia. O público poderá conferir, até o dia 31 de outubro, diversos trabalhos dos artistas selecionados, que ficarão à mostra no site da instituição.

O objetivo do evento é promover o encontro do público com autores de HQ’s, especialmente, aqueles que atuam na cena independente do país.

Complementando a Banca de Quadrinistas, no dia 4 de outubro, acontece o debate “Crítica de Quadrinhos: fundamentos e a cena atual brasileira”, que terá participação do produtor de conteúdo Alexandre Linck, do jornalista e tradutor Érico Assis, e da pesquisadora Maria Clara Carneiro.

A “Banca de Quadrinistas” do Itaú Cultural

Até o dia 31 de outubro, todo o público interessado poderá conferir o trabalho de todos os 20 artistas selecionados, que estarão expostos no site do Itaú Cultural. Cada artista traz seu estilo, traço e temática, possibilitando que o evento seja amplo e diverso, abordando ainda questões atuais na sociedade.

Assim, as publicações trazem as biografias e HQ’s dos artistas, além de informações sobre a classificação indicativa de cada material.

Entre as temáticas abordadas, estão questões como sexualidade, processos de autoaceitação, empatia, amizade, humor nonsense, contextos políticos e econômicos. Vale mencionar que alguns artistas selecionados trabalham em dupla ou grupos, o que faz o número de autores envolvidos subir para 32.

A Região Nordeste está representada pelos quadrinistas Aureliano (RN), Bernardo Aurélio (PI), Brendda Maria (CE), Zé Wellington (CE), Kione Ayo (BA) e Samuel de Gois (PB).

Do Norte do país tem o trio de mulheres Helô Rodrigues/Helô Ilustra (PA), Hipacia Caroline (RR) e Mandy Barros (PA).

Nascidos no Centro-oeste, Daniel Silva Lopes (DF), Verônica Saiki (DF), Ellie Irineu (MS) e Gabriela Güllich (MT).

O Sul do país conta com Bruna Sudoski (SC), Mylle Silva (PR) e Pablito Aguiar (RS). Já no sudeste, Cartumante/Cecilia Ramos (RJ), Lu Cafaggi (MG) e a dupla de São Paulo: Fabio Quill e Flávia Borges/Breeze Spacegirl.

Para esta edição, a curadoria selecionou apenas trabalhos já existentes e publicados, no lugar de quadrinhos inéditos. Também foram consideradas as formas de publicação, desde as impressas de baixa tiragem, até materiais disponibilizados apenas em redes sociais por seus autores. Vale super a pena conferir!

Serviço

Banca de Quadrinistas do Itaú Cultural

Quando: 1 a 30/10

Onde: site do Itaú Cultural 

Acesso: gratuito

Leia também: