Projeto virtual estreia ‘Ensaios de Fruição’, com Helena Ranaldi e Maria Fernanda Cândido

As atrizes participam da leitura do texto da peça "Que os Mortos Enterrem Seus Mortos", em formato virtual e gratuito

Maria Fernanda Cândido e Helena Ranaldi participam de ensaios e leitura virtuais de nova peça
Maria Fernanda Cândido e Helena Ranaldi participam de ensaios e leitura virtuais de nova peça (Foto: Divulgação)

O Itaú Cultural dá início neste sábado (04/09) ao Ensaios de Fruição, uma programação virtual, ao vivo e gratuita, que contará com a participação especial das atrizes Helena Ranaldi e Maria Fernanda Cândido.

O projeto visa abrir os processos de criação dos espetáculos que ainda entrarão em cena. A estreia será marcada pela peça “Que os Mortos Enterrem Seus Mortos“, com texto de Samir Yazbek, e apresentação ao público nos dias 4 e 11 de setembro (sábados), às 15h.

Já no dia 22 (quarta-feira), tem leitura do texto na íntegra, feita pelas atrizes, que no ano passado fizeram uma das primeiras apresentações de texto do Itaú Cultural.

Todas as atividades de Ensaios de Fruição serão abertos ao público, com transmissão pela plataforma Zoom, e tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras). Para garantir sua vaga, basta reservar ingresso gratuito pelo Sympla.

Veja mais sobre “Ensaios de Fruição”, com Helena Ranaldi e Maria Fernanda Cândido

Neste sábado (04), o encontro será marcado por falas do autor Samir Yazbek, que abordará o tema dramaturgia. Além disso, o diretor Marcelo Lazzaratto e as atrizes Helena Ranaldi e Maria Fernanda Cândido, também trarão suas perspectivas sobre interpretação.

No mesmo dia, também será possível contar com a leitura de um trecho da peça, abrindo espaço para um bate-papo do elenco com o público presente.

No segundo encontro, que acontece no próximo sábado (11), a ideia é fazer mais uma leitura de trechos do texto, além de um ensaio geral da leitura. Da mesma forma, o público também poderá trocar ideias com o elenco da peça.

Por fim, a leitura integral do texto, com Helena Ranaldi e Maria Fernanda Cândido, acontece no dia 22 de setembro (quarta-feira), com direção de Marcelo Lazzarato.

Sobre “Que os Mortos Enterrem Seus Mortos”

O texto fala sobre uma mulher que decide tentar recomeçar a vida no Líbano, terra de seus antepassados.

Em um momento inesperado, recebe a visita de sua mãe já morta, que insiste para que a filha retorne para o Brasil.

O diálogo enfatiza as diferenças culturais entre os dois países, abordando ainda os abismos que separam o mundo atual daquele vivido em meados do século 20 – período em que a mãe sugeria que a filha aprofundasse seus laços com o país para onde havia migrado.

Esse é o ponto de partida para aflorarem as subjetividades das duas mulheres. Aspectos psicológicos, sociais e míticos amalgamam a relação das duas, ao mesmo tempo tão próximas e tão distintas.

Serviço

Ensaios de Fruição, com leitura de Helena Ranaldi e Maria Fernanda Cândido

Quando: 4, 11 e 22 de setembro

Onde: via Zoom

Ingressos gratuitos: Sympla

Horário: 20h

Acesso: gratuito

Leia também: