Projeto virtual realiza debates sobre biodiversidade, Olimpíadas e mais 

Os debates integram a série Ideias, do projeto #EmCasaComSesc, com transmissões pelo YouTube

Série Ideias do #EmCasaComSesc promove debates
Paloma Costa Oliveira participa da live sobre biodiversidade (Foto: Divulgação)

No ar desde o início da pandemia, o projeto #EmCasaComSesc, realizado pelo Sesc São Paulo, vem promovendo uma série de eventos que visam valorizar a cultura e o debate no Brasil. Com o objetivo de levar entretenimento e informação para todos os cantos do país, além dos espetáculos de teatro, dança e música, o projeto também promove a série Ideias, por meio de seu Centro de Pesquisa e Formação (CPF).

As transmissões ao vivo acontecem sempre às 16h, pelo canal do Sesc São Paulo no YouTube. Nesta semana, os encontros acontecem entre os dias 1 e 5 de junho (terça a sábado), falando sobre a discriminação etária no mercado de trabalho, biodiversidade e os Jogos de Tóquio.

Veja a programação do Ideias #EmCasaComSesc

01/05 – Terça-feira

Etarismo Contra os Mais Velhos no Mercado de Trabalho

Pessoas com mais de 50 anos representam 25% da população brasileira. Os considerados idosos (a partir dos 60 anos), somam 20 milhões de brasileiros. Apesar desse número expressivo, o mercado de trabalho anda em descompasso com a realidade em relação aos profissionais mais velhos.

Em 2060, a projeção é de que o país tenha mais pessoas acima dos 50 do que jovens. É preciso fazer adaptações culturais que incluam, cada vez mais, pessoas mais experientes no mercado de trabalho.

No bate-papo levado ao #EmCasaComSesc, os convidados abordam o estigma imputado àqueles que avançam para a velhice e a disparidade de oportunidades imposta pela idade.

03/05 – Quinta-feira

Biodiversidade: Das Práticas Sociais à Sustentação da Vida

A partir das recentes discussões acerca da participação do Brasil na Convenção do Clima e na Convenção da Diversidade Biológica, é cada vez mais importante sensibilizar as pessoas sobre as relações entre biodiversidade e mudanças climáticas e seus impactos nas atividades humanas essenciais, como alimentação, saúde pública, habitação, educação, práticas culturais e econômicas.

Neste sentido, o encontro de quinta no #EmCasaComSesc propõe apresentar experiências sob pontos de vista distintos que contribuem com a proteção da biodiversidade, valorizando os diferentes modos de vida. Além disso, também apresenta dados e perspectivas para a construção de ações individuais e coletivas que busquem um presente e um futuro mais compromissado com a conservação da natureza aliada ao desenvolvimento humano e social.

05/05 – Sábado

Jogos de Tóquio: Reflexões do Grupo de Estudos Olímpicos

Este ano acontece a edição dos Jogos Olímpicos mais singular da história. Após o seu adiamento devido à pandemia do novo coronavírus, o evento está previsto para iniciar em 23 de julho.

Porém, muitas incertezas ainda rondam as arenas esportivas. O debate do #EmCasaComSesc vai tratar dos Jogos Olímpicos de Tóquio a partir das reflexões do Grupo de Estudos Olímpicos da Universidade de São Paulo. Será que a realização desta edição corrobora com os valores do olimpismo?

Serviço

Série Ideias #EmCasaComSesc

Quando: 01, 03 e 05 de junho

Onde: canal do Sesc São Paulo no YouTube

Horário: 16h

Acesso: gratuito

Leia também: