Queda drástica no estoque de sangue do Araújo Jorge mobiliza PRF a fazer doação coletiva

Banco de sangue do hospital está 30% abaixo do nível de segurança. Ação faz parte do Dia Mundial do Doador de Sangue

Agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) farão um doação coletiva de sangue no Hospital de Câncer Araújo Jorge (HAJ), em comemoração ao Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado nesta terça-feira (14). A instituição atende mais de 5 mil pessoas todos os meses e tem alta necessidade de transfusão diária. Entretanto, com a pandemia, a entidade está com os estoques quase 30% abaixo do nível de segurança, o que é considerado uma das estatísticas mais graves dos últimos anos.
PRF faz doação coletiva de sangue após queda drástica nos estoques do Araújo Jorge (Foto ilustrativa: Reprodução - FreePik)

Agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) farão um doação coletiva de sangue no Hospital de Câncer Araújo Jorge (HAJ), em atenção ao Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado nesta terça-feira (14). A instituição atende mais de 5 mil pessoas todos os meses e tem alta necessidade de transfusão diária. Entretanto, com a pandemia, a entidade ficou com os estoques quase 30% abaixo do nível de segurança, o que é considerado uma das estatísticas mais graves dos últimos anos.

De acordo com  a administração do Araújo Jorge, o hospital não é vinculado ao Hemocentro Estadual (Hemogo). Justamente por isso, muitas vezes, a unidade fica em estado de alerta, já que as doações acabam limitadas a quem tem um parente ou amigo que luta contra o câncer.

Outro fator importante para hospitais oncológicos, como o Araújo Jorge, é que a grande maioria das unidades ainda não conseguiram se recuperar da queda no fluxo de doadores semanais provocado pela pandemia de Covid-19.

O fato, combinado com a impossibilidade do adiamento de cirurgias – que é característica comum nas unidades oncológicas, em que os pacientes lutam contra o tempo – fez com que a instituição chegasse a cogitar o fechamento temporário do Centro Cirúrgico no final do ano passado. O encerramento das atividades só não chegou a acontecer em razão da solidariedade da população.

Para doar sangue no Araújo Jorge é preciso:

– Já ter doado sangue anteriormente;
– Estar em boas condições de saúde;
– Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos só doam mediante apresentação de formulário de autorização);
– Pesar, no mínimo, 50kg;
– Estar descansado (ter dormido pelo menos 8 horas nas últimas 24 horas);
– Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação);

O Banco de Sangue funciona de segunda à sexta, das 7 às 17 horas, na Rua 239, nº 181, Setor Leste Universitário. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (62) 3243-7031.