Robô vai orientar limpeza de bocas de lobo em Goiânia

Prefeitura pretende reduzir pontos de alagamento da capital. Novidade deve custar cerca de R$ 2,3 milhões na primeira etapa

Roibô vai ajudar a monitorar sistema de bocas de lobo para evitar alagamentos em Goiânia
Roibô vai ajudar a monitorar sistema de bocas de lobo para evitar alagamentos em Goiânia (Foto: divulgação/Prefeitura)

Um robô vai orientar a limpeza de bocas de lobo em Goiânia. Novo modelo consiste no monitoramento eletrônico das galerias de águas pluviais, sistema que recebe o reforço de sete caminhões com mais capacidade de pressão e sucção para desobstrução das tubulações. Novidade foi lançada nesta segunda-feira (20).

Segundo o secretário de infraestrutura, Fausto Sarmento, o novo modelo foi implantado a partir de um contrato e deve custar cerca de R$ 2,3 milhões para a primeira etapa, que prevê a limpeza de pelo menos 30 quilômetros de galerias.

Limpeza de boca de lobo em Goiânia

Limpeza de boca de lobo em Goiânia (Foto: Prefeitura de Goiânia – Divulgação)

“O segundo contrato será com adesão ao ata, um sistema de licitação rápida, e temos preparado licitação grande para o ano que vem”, diz o secretário.

Robô e caminhões substituem enxadas e equipamentos de baixa pressão na limpeza de bocas de lobo

Nesta primeira etapa, o projeto prevê trabalhos diurnos nas vias menos movimentadas e, noturnos, nas vias principais de Goiânia. A ideia da prefeitura é tentar diminuir os pontos de alagamento da cidade.

“Até então tínhamos dois tipos de limpeza: manual, com enxada e enxadão; e caminhão de hidro-jato que tem capacidade pequena de jato e sucção. Com esse novo trabalho, [temos] um caminhão com maior capacidade de pressão e sucção. Limpamos agora não somente a boca-de-lobo, mas a galeria. Todo o tubo. O robô entra por dentro do tubo e detecta a sujeira, resíduos e obstáculos, mas também faz diagnóstico do tubo, que pode estar trincado e rachado”, explica Fausto Sarmento.

Novos caminhões para limpeza de boca de lobo em Goiânia

Prefeitura de Goiânia lança novo modelo de limpeza de boca de lobo (Foto: Prefeitura de Goiânia – Divulgação)

Tamanho da tubulação da capital também preocupa

O prefeito Rogério Cruz (Republicanos) diz que se trata de um tipo de limpeza nunca feita em Goiânia. E diz que é necessário a conscientização da população para não jogar lixo no chão. Além disso, avalia que a tubulação de Goiânia é pequena para o tamanho da cidade.

“Fica aqui nosso pedido a toda população de Goiâni para que não jogue lixo na rua. Chega em casa e joga no lixo. É importante para manter a cidade limpa. A rede está toda suja com plástico e papel”, diz.

“O robô mostra o que tem dentro da tubulação. Assim, o caminhão lança um jato de água e suga pelo toda a sujeira. Estamos preocupados com os pontos de alagamento da cidade. O tamanho dos tubos que temos em Goiânia são pequenos, de modo que temos que fazer um projeto sobre isso, para que seja eliminada todos os pontos de alagamento”, continua o prefeito.7