Saiba como ver o eclipse solar no Brasil nesta segunda-feira

No fenômeno, que vai durar 24 minutos, a Lua irá se posicionar entre a Terra e o Sol, chegando a cobrir o nosso astro por dois minutos

lua sol como ver o eclipse solar

Nesta segunda-feira (14) os brasileiros poderão conferir parcialmente um eclipse solar. No fenômeno astronômico, que vai durar 24 minutos, a Lua irá se posicionar entre a Terra e o Sol, chegando a cobrir o nosso astro por cerca de dois minutos. Isso irá causar uma “sombra” sobre uma pequena faixa da superfície terrestre.

O ecplise será visto em sua totalidade somente em algumas regiões do Chile e da Argentina.

Segundo o professor de Astronomia da USP, Roberto Costa, este fenômeno, conhecido como “caminho da Lua” faz com que o dia se transforme por instantes em noite, mas no Brasil a visualização será apenas parcial. “O ecplise solar terá início às 11h33 (horário de Brasília) e terminará às 15h53″, afirma Costa.

Como assistir?

A totalidade do fenômeno será transmitida ao vivo pela NASA TV, a partir das 11h40, no horário de Brasília, acessada através deste link.

Para ver o eclipse solar de forma segura, é necessário ter óculos ou visores manuais especiais certificados. Esses óculos possuem filtros que bloqueiam mais de 99,999% da luz solar. Telescópios, smartphones, câmeras e binóculos também poderão ser utilizados, desde que tenham filtros acoplados.

E atenção! Olhar diretamente para o eclipse pode causar danos permanentes à visão.

*Com informações do portal Tecmundo