Secretária de Educação defende realização do Enem 2020

Fátima Gavioli diz que alunos foram ouvidos e querem fazer o exame

A secretária Estadual de Educação, Fátima Gavioli, defende a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano. A gestora não concorda com a possibilidade de se cancelar o certame de 2020. Ela ressaltou que são boas as chances de Goiás inserir mais alunos no Ensino Superior.

“Eu não gostaria de cancelar. Goiás tem feito tão bem a tarefa de casa que a chance de colocarmos o número dobrado de alunos nas universidades é grande”, destacou a secretária, durante live para veículos da Agência Brasil Central.

Fátima Gavioli disse que a Secretaria Estadual de Educação fez uma busca ativa junto aos alunos do terceiro ano do Ensino Médio, perguntando a eles se queriam ou não a suspensão do Enem deste ano. Ela afirmou que de modo geral os estudantes querem a realização do exame.

A secretária ressaltou que é preciso respeitar as autoridades e seguir a legislação. A princípio ela tem incentivado os alunos a fazerem as inscrições. Ela avaliou que se o Enem for cancelado, aí será uma outra discussão a ser avaliada.

“Eu acredito que temos que aprender a seguir orientação da legislação. Por exemplo, o ministro da Educação lança o Enem, eu como secretária preciso incentivar os alunos a se inscreverem.  Estou fazendo a minha parte. Se o Enem for cancelado, vamos ver qual o próximo passo, mas neste momento a nossa determinação é que se inscrevam”, afirmou.