Site El País encerra edição em português nesta terça-feira

Veículo diz que, apesar de grandes audiências e assinaturas digitais, "não alcançou sua sustentabilidade econômica

Site El País encerra suas atividades no Brasil
Site El País encerra suas atividades no Brasil (Foto: Reprodução)

A edição em português do site El País encerrou suas atividades nesta terça-feira (14). A confirmação aconteceu em nota, nesta data.

No texto, o site jornalístico informa que, apesar de grandes audiências e assinaturas digitais, “não alcançou sua sustentabilidade econômica, o que levou à decisão por sua descontinuidade”. O veículo inaugurou no Brasil em 2013.

O portal ainda manterá correspondentes em São Paulo.

Do Mais Goiás e do El País

Repórter e colunista do Mais Goiás, Tainá Borela já produziu para o El País. Ela escreveu as matérias “O quase prefeito de Goiânia não sabe que é favorito porque está intubado na UTI com covid-19 desde o dia 15” e “Maguito Vilela tem vitória insólita em Goiânia enquanto continua sedado na UTI com covid-19” – ambas sobre o prefeito eleito Maguito Vilela, falecido em janeiro deste ano.

“Fiz dias matérias durante as eleições municipais, em 2020, e foi uma experiência incrível enquanto profissional do jornalismo em Goiás. Aos jornalistas e profissionais do El País, desejo força e sorte”, declarou.

Para ela, o fechamento representa uma perda grande para o jornalismo brasileiro e para a sociedade que era informada com matérias completas sobre o que acontecia no País, na América Latina e no mundo, no “nosso português”. “É uma tristeza vivenciar veículos de comunicação importantes pela sua credibilidade e seriedade tendo que fechar as portas. O jornalismo perde. A sociedade perde.”