Spice Girls: ‘Wannabe’ completa 21 anos neste sábado (8)

Ao todo, Wannabe vendeu 7 milhões de cópias ao redor do globo tornando-se uma das mais rentáveis e icônicas faixas da música pop

“If you wanna be my lover, you gotta get with my friends. Make it last forever, friendship never ends”. Se você cantou a frase no ritmo, este texto tem a dose de nostalgia perfeita para você. Neste sábado (8), uma das músicas mais marcantes da década de 1990, Wannabe das Spice Girls, completa 21 anos de lançamento no Reino Unido. A faixa foi o carro chefe da extinta girlband e a responsável pelo sucesso das meninas ao redor do mundo.

Wannabe foi lançada em 1996 como um hino Girl Power com uma mensagem direta: amigas antes de amantes. Um forte apelo a favor da liberdade da mulher, reprimindo toda a sua submissão aos homens. O tema era tabu à época, mas não impediu o single de chegar ao topo das paradas de 22 países apenas naquele ano. Em 1997, o número subiu para 37.

O single acabou se tornando o mais vendido por uma artista feminina (no caso, cinco artistas) em todo o mundo. Ao todo, Wannabe vendeu 7 milhões de cópias ao redor do globo (1,380,000 cópias só no Reino Unido e 2,910,00 nos Estados Unidos). Com o sucesso comercial da faixa, o álbum debut das meninas, Spice, teve um caminho semelhante e alcançou a marca de 23 milhões de cópias vendidas. O mais alto número de uma girlband até hoje.

Videoclipe polêmico

No clipe de Wannabe, as cinco Spices invadem um hotel em plano-sequência para causar. O vídeo, apesar de hoje ser considerado icônico no mundo do pop, foi proibido em alguns países, sobretudo asiáticos. O motivo não foi a letra feminista ou a ilustração de mulheres no comando da situação: foram os mamilos entumecidos de duas das integrantes do grupo.

Apesar disso, o canal britânico The Box – à época, concorrente da MTV – abraçou a produção, que acabou se tornando um dos hits da emissora. Por lá, o clipe chegou a ser exibido 70 vezes por semana, um fenômeno para o público e para a imprensa.

O videoclipe foi indicado ao prêmio de Melhor Vídeo no Brit Awards de 1997 e ganhou a estatueta de Melhor Coreografia no MTV Video Music Awards (VMA) daquele ano.

Herança no pop

Para comemorar os 21 anos deste hit da música, a Revista W, dos Estados Unidos, convidou uma série de famosos para reinterpretar os versos da canção. Nicole Kidman, James Franco, Millie Bobby Brown (Stranger Things) e Milo Ventimiglia (Gilmore Girls) estão entre os convidados.