Dishonored 2: jogo teve protagonista feminina por causa do original ter recebido críticas
Em entrevista, criador dos games revelou que as críticas o ajudaram a enxergar e consertar os problemas machistas do jogo
Aí está uma coisa rara de se encontrar em qualquer setor da vida: admitir e consertar os próprios erros. Foi o que fez Harvey Smith, da Arkane Studios, em relação à Dishonored e Dishonored 2, carros-chefe do estúdio.
O jogo original foi criticado por ter mulheres que eram sem graça, objetos, donzelas em perigo ou abertamente ofensivas. Uma das maiores críticas do game foi Anita Sarkeesian do Feminist Frequency e destacou passagens no jogo em que o jogador podia levantar a saia de prostitutas ou matá-las sem consequência.
Agora, Smith deu uma entrevista ao Engadget, conduzida por Sarkeesian, na qual ele revelou que as críticas da acadêmica ajudaram a forjar Dishonored 2. No jogo, o jogador pode optar pela protagonista Emily Kaldwin que aparece inclusive em todo o material de marketing do jogo e que é uma personagem incrível.
“Toda mulher em Dishonored era uma serva, uma prostituta, uma bruxa, uma rainha ou uma criança”, disse Smith durante a E3 enquanto revelava Death of the Outsider, nova expansão de Dishonored 2 que também terá uma mulher como protagonista e dessa vez negra: a durona Billie Lurk.
“Alguns diretores falam que odeiam críticos, mas eu amo críticos, porque ler um livro, ver um filme e acompanhar a crítica é um processo muito importante e com jogos não deve ser diferente”, disse Smith que respondeu diretamente à Sarkeesian: “Eu sempre vou lembrar do que você disse, vou levar pro túmulo, e ele nos fez sentar e discutir internamente [sobre mulheres em Dishonored]”.
Ele também destacou como o machismo do primeiro jogo não foi intencional: é algo que eles fizeram sem perceber que poderia ser problemático. Após as críticas, Smith disse que foi como ter os olhos abertos para um problema muito sério: “Você pode ficar na defensiva ou pode parar refletir ‘caras, será que fizemos isso? Se mexermos será que podemos fazer um jogo melhor? E sim, claro, então começamos a mexer nisso já com o DLC buscando trazer personagens femininas mais interessantes e demos continuidade a isso”.
