Trends

Hipnose no BBB20: especialista esclarece dúvidas mais pesquisadas no Google

Nos últimos dias, houve um aumento repentino nas buscas pelo termo Hipnose no Google, o…

Nos últimos dias, houve um aumento repentino nas buscas pelo termo Hipnose no Google, o que certamente ocorreu em função da visibilidade trazida pelo BBB20. O participante Pyong Lee, formado em Direito e especializado em Hipnologia, usou a técnica em algumas das colegas do reality show. Logo depois, o Programa Fantástico da Rede Globo exibiu uma reportagem sobre o assunto na edição de domingo, 08 de março.

Não deu outra, as pessoas ficaram curiosas sobre o assunto. Ao fazer uma rápida busca, a ferramenta de autocomplete do Google – que é outro termômetro em tempo real sobre tendências de buscas – mostra que as pessoas têm dúvidas e curiosidades em relação à Hipnose, como mostra a imagem abaixo:

Por isso, resolvi convidar médico goiano Victor Furbino, hipnológo, hipnotista e hipnoterapeuta, para responder algumas dúvidas em relação ao tema. Victor atende pacientes em consultório e ministra cursos sobre Hipnose. Além disso, é membro prata da Sociedade Brasileira de Hipnose, e membro da Sociedade Brasileira de Neurometria.

Maraísa Lima – Para que as pessoas possam compreender: o que é a Hipnose e quando surgiu essa ferramenta? 

 Dr. Victor Furbino – A definição da Hipnose, pela Associação Americana de Psicologia:

É um estado de consciência que envolve atenção focada e consciência periférica reduzida, caracterizado por uma maior capacidade de resposta à sugestão. Hipnose é um estado natural da nossa mente. É um estado de atenção altamente focada ou um estado de super foco, ou seja, diferente do que a maioria das pessoas acreditam, Hipnose não é controle mental, lavagem cerebral, sono, inconsciência, um estado alterado peculiar ou um estado místico.

As manifestações da Hipnose ocorrem na vida diária, sem que a maioria das pessoas perceba. Quando assistimos a um filme no cinema ou na televisão e estamos realmente gostando, nós nos emocionamos com as cenas do filme.

Podemos rir, chorar, ficar revoltados ou alegres com determinadas cenas. A frequência cardíaca pode aumentar em determinadas sequências do filme; em outras pode ocorrer sudorese nas mãos, redução do ritmo respiratório.

Nesses momentos em que nossa atenção está focalizada nas cenas (sugestões visuais, verbais, extraverbais, subliminares), respondemos a elas segundo nossa imaginação, segundo o conteúdo das próprias cenas e segundo nossas experiências passadas (estamos hipnotizados).

Quando procuramos por algum objeto que estamos em posse, como por exemplo, celular ou chave na mão e óculos na cabeça, e mesmo assim buscamos em vários lugares por ele, esses são alguns exemplos de Hipnose no nosso dia a dia.

Por ser um estado natural da nossa mente, a história da hipnose, na realidade, iniciou-se antes da existência de qualquer relato escrito da história humana.

Porém os estudos começaram com Franz Mesmer em 1765. Posteriormente o cirurgião escocês James Braid cunhou o termo ” hipnotismo”, acreditando ser um estado de sono.

Mais tarde percebendo que a Hipnose não era um tipo de sono, ele procurou mudar o nome para ” monoideísmo ” (“pensamento único”), baseado em uma visão centrada na noção de uma ideia única e dominante; mas o termo “hipnotismo” e seu posterior “hipnose”, derivado de Nancy (Circa 1885), persistiram.

Maraísa Lima – É normal hipnotizar pessoas em palcos, plateias e até mesmo em reality show como ocorreu na Globo? 

Dr. Victor Furbino – Sim, é normal. A Hipnose utilizada como entretenimento é muito comum em palcos, platéias e até mesmo na rua.

Por mais criticada que seja por algumas pessoas, e até mesmo alguns hipnotistas, é uma forma de demonstrar o poder da nossa mente.

Se uma pessoa é capaz de esquecer o próprio nome (como foi feito no BBB) ou número de telefone, de ficar embriagado, de colar as mãos sem nenhum tipo de cola… Tudo isso só com a mente, somente com o foco e concentração, isso ajuda demonstrar como você consegue alterar a realidade utilizando a Hipnose e que pode ser aplicado na clínica, porém evocando emoções e memórias.

Maraísa Lima – O método usado por Pyong Lee, no BBB20, tem eficácia científica? E, como questionado no buscador, mesmo “é real”?

Dr. Victor Furbino – Como a Hipnose é um estado natural da mente, ao trazer esse estado, foi possível utilizar de sugestões de entretenimento com os participantes, sendo assim o que foi mostrado na casa foi uma experiência real e autêntica.

O método usado pelo Pyong é eficaz, funciona e é seguro. Os participantes engajados no processo, ao entrarem no estado de foco, rompem a barreira crítica aceitando mais facilmente as sugestões dadas.

Sobre o uso da Hipnose, existem vários estudos e artigos científicos, principalmente no controle da dor crônica, e vem sendo tratada com muita seriedade no meio acadêmico pelo mundo. Um exemplo é o do pesquisador David Spiegel, psiquiatra e professor da universidade de Medicina de Stanford e seus colegas, que decidiram escanear o cérebro de 57 pacientes durante o transe, mostrando 3 rastros nítidos no cérebro: regiões distintas dele alteram a atividade e conectividade enquanto se está hipnotizado.

Maraísa Lima – Houve uma certa banalização da técnica, por vezes, mostrada em filmes e até mesmo em propagandas publicitárias como algo que deixa as pessoas “fora de si”. Até que ponto essa visão tem a ver com a realidade da profissão?

Dr. Victor Furbino – A visão demonstrada em filmes e propagandas é equivocada. Toda hipnose é uma auto-hipnose, sendo assim NÃO existe a ideia de controle mental que é mostrada nos filmes.

A pessoa em hipnose não fala ou faz algo contra a sua vontade, não revela segredos. A pessoa hipnotizada está a todo o momento consciente, ou seja, não existe o sono.

Maraísa Lima – Para quais situações serve a Hipnose Clínica? 

Dr. Victor Furbino – As indicações mais comuns são para o controle da dor, anestesia, controle de ansiedade; Auxiliar no tratamento da depressão, fobias, traumas; Melhora significativa do foco e concentração; Tratar distúrbios sexuais de ordem emocional; Insônia; Auxiliar no emagrecimento; Vícios, entre outros.

Maraísa Lima – Como funciona o tratamento?  

Dr. Victor Furbino – A Hipnose é uma ferramenta que auxilia o processo terapêutico, em que é possível trabalhar com sugestões, de maneira que a pessoa em transe hipnótico torna-se mais receptiva, dependendo da sua escolha que é totalmente consciente à sugestões.

Dessa maneira, a Hipnose na Clínica trabalha sempre com o paciente consciente do processo, atuando na origem de traumas, fobias, medos, ou mesmo para aumentar a segurança de acordo com o cenário, reforçando comportamentos bons, dessensibilizando ou ressignificando situações ruins para o benefício daqueles que buscam essa excelente ferramenta para potencializar os resultados terapêuticos.

Maraísa Lima – Caso as pessoas queiram aprofundar sobre o assunto, onde podem buscar informações? 

Dr. Victor Furbino – Em Goiânia, ocorrerá um curso de Hipnose Prática em que eu e outro instrutor do Mato Grosso, ensinaremos desde o início da Hipnose:

  • O que é
  • Mitos e verdades
  • Como hipnotizar de forma ética e segura
  • Todas rotinas feitas pelo Pyong Lee e muitas outras.
  • Também uma introdução da parte clínica, como Analgesia e Anestesia, controle da ansiedade, e Auto-Hipnose.

O curso será totalmente prático. Os próprios alunos serão chamados para as demonstrações e posteriormente treinam entre si com supervisão de monitores. Qualquer pessoa poderá fazer.

Será nos dias 18 e 19 de abril. Qualquer dúvida pode ser enviada no Instagram @Victorofurbino, Whatsapp (62)982182335 ou  https://www.institutoformind.com.br/