Video games

Para estudo, video games podem reforçar comportamentos machistas

Para um estudo feito na França, a alta exposição à conteúdo sexista pode influenciar no comportamento dos jogadores

Um resultado polêmico, mas não necessariamente inesperado. Segundo a AFP, um estudo realizado por pesquisadores estadunidenses e franceses concluiu que a alta exposição a conteúdo machista em video games pode influenciar o comportamento dos jogadores.

O estudo foi publicado na revista Frontiers em Psycholoy, na última sexta-feira (17) e foi feito na França com a participação de 13.520 jogadores homens. O estudo de psicologia teria observado o comportamento destes homens em relação à mulheres e questões de gênero em suas vidas pessoais.

A conclusão é que os video games, assim como a televisão e o cinema, estão saturados de conteúdo sexista que é reforçado sobre o grupo pesquisado, composto majoritariamente por adolescentes.

Pelo estudo, a maior parte dos jogos possuem uma representação ruim de mulheres: a maior parte das personagens é representada de maneira sexual, passiva ou as duas coisas.

Os estudos foram conduzidos com meninos entre 11 e 19 anos em duas cidades francesas e percebeu que a representação estereotipada das mulheres nos jogos teve impacto na forma como estes jovens lidavam com as mulheres reais em suas vidas.

Porém, a forma como os homens são representados nos jogos também pode ter um impacto negativo: os heróis tendem a ser hipermasculinos e violentos. O estudo é o primeiro do tipo feito em profundidade e os autores destacaram que a influência seria “limitada”. Mais pesquisas devem ser feitas a fim de aprofundar os resultados.