Ciência

Pesquisadores descobrem que bebês que brincam com telas dormem menos

Cientistas de Londres perceberam que bebês de até 11 meses que tinham contato com smartphones e tablets não dormiam tanto quanto os outros

Segundo os pesquisadores da Universidade Birbeck, de Londres, bebês entre seis e 11 meses que brincam com smartphones e tablets dormem menos. Segundo a BBC, a pesquisa acompanhou 715 pais e percebeu que cada hora de interação com uma tela levava à perda de 15 minutos de sono.

De acordo com o co-autor da pesquisa, pode parecer pouco “Quando se está dormindo até 12 horas por dia, mas cada minuto é importante nestes estágios iniciais de desenvolvimento por causa dos benefícios do sono”, disse o doutor Tim Smith à BBC.

Porém, Smith diz que os pais ainda não precisam se preocupar nem banir as telas imediatamente de perto dos seus filhos. Segundo o cientista, a pesquisa e o próprio campo ainda são muito recentes para que eles cheguem a decisões e conclusões definitivas da relação entre bebês e telas.

Além disso, a maior parte dos bebês da pesquisa brincavam com os aparelhos por no máximo 25 minutos, gerando um impacto de 6 minutos de sono. Segundo Smith, este impacto é mínimo e não teria qualquer efeito negativo no sono geral da criança.

E os mesmos dispositivos também possuem benefícios. Em um estudo anterior conduzido por Smith, ele e sua equipe concluíram que bebês em contato com touchscreen desenvolveram habilidades motoras mais rapidamente.

Portanto, ainda é muito cedo. Smith recomenda aos pais equilíbrio e bom-senso: a criança também precisa de brinquedos e atividades físicas.