Tempo seco pode aumentar vulnerabilidade ao contágio da Covid-19

Infecções respiratórias tendem a aumentar nesse período seco

Tempo seco pode aumentar vulnerabilidade ao contágio da Covid-19
Tempo seco pode aumentar vulnerabilidade ao contágio da Covid-19 - (Foto: Jucimar de Sousa - Mais Goiás)

O tempo seco pode favorecer o aumento da vulnerabilidade às infecções respiratórias, inclusive ao contágio da Covid-19. Com a baixa umidade do ar e as altas temperaturas que tendem a permanecer até os próximos dias, é comum  o surgimento ainda de doenças como rinite alérgica, sinusite, faringite e alergias.

Segundo a Organização Mundial da saúde (OMS), o ideal é que esse índice da umidade fique acima dos 40%. O médico pneumologista, Ramiro Dourado explica ao Mais Goiás, que a relação entre tempo seco e a Covid -19 pode estar ligada a maior facilidade em contrair o vírus.

“De modo geral as infecções respiratórias tendem a aumentar nesse período, como as da gripe, pneumonia e agora a Covid-19. O clima seco tende a deixar as vias aéreas mais sensíveis, o que aumenta a vulnerabilidade às infecções respiratórias, além da descompensação de outras doenças respiratórias previas como asma, bronquite e enfisema”, explica.

Covid-19: Cuidado redobrado com a máscara

Na avaliação do médico, o período merece cuidados redobrados, principalmente, com o uso da máscara. Com as temperaturas mais altas, elas ficarão úmidas mais rápido, então é importante aumentar o número de trocas.

“Mesmo com o avanço da vacinação ainda não estamos livre da Covid e de suas variantes. Tenha sempre máscaras reservas ao sair de casa, um saquinho plástico seco para guarda-la quando não for usa-la e ainda não esquecer de higienizar as mãos sempre que tocar na máscara”, alerta o médico.

De acordo com o especialista, nesse período é importante ainda se manter bem hidratado, “além de cuidado redobrado com a transmissão dessas doenças, preferindo o distanciamento social, uso de mascara lavagem de mãos e uso de álcool em gel”, reforçou.

Dicas para as pessoas se cuidarem no tempo seco

O pneumologista destaca que, em relação a Covid, é importante estar atento à vacinação. “É fundamental que todos estejam com as duas doses da vacina da covid-19 em dia para se proteger e proteger o restante dos seus familiares e da população”, disse.

“Além disso, é importante se vacinar para gripe e pneumonia, beber bastante água, fazer atividade física, procurar uma alimentação balanceada, ter bons hábitos de sono, e acompanhamento com médico”, completou.