TJ condena 18 membros de facção de Itaberaí especializada em tráfico, roubos e homicídios

As penas somadas ultrapassam os 90 anos de reclusão

Integrantes de facções criminosas são condenados a mais 90 anos de prisão em Goiás
Integrantes de facções criminosas são condenados a mais 90 anos de prisão em Goiás - (Foto: Divulgação)

O Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO) condenou 18 integrantes de uma facção criminosa, que atuava na região de Itaberaí. Grupo foi condenado por associação com tráfico de drogas, roubos de veículos e encomenda de homicídios.

Conforme expõe a decisão, as condenações atuais são referentes ao crime de organização criminosa com penas individuais aplicadas que variam entre nove e três anos.

O inquérito policial identificou três assassinatos cometidos por ordem do grupo. Mas, a investigação segue em processos separados.

Parte dos condenados atuava de dentro do presídio de Itaberaí

Parte dos condenados são detentos que cumprem pena na unidade prisional de Itaberaí. Segundo a decisão da juíza Placidina Pires, mesmo presos eles conseguiam articular ações da organização com uso de celulares.

“Notadamente dos dados extraídos do celular apreendido, do resultado da quebra de sigilo telefônico autorizada judicialmente e das declarações prestadas extrajudicialmente pelos corréus, bem como dos depoimentos das testemunhas inquiridas em juízo, verifico a demonstração inequívoca da união de esforços existente entre os denunciados para a prática de infrações penais”, diz trecho da sentença.

De acordo com o inquérito, a organização tinha uma complexa rede de articulação de tarefas. Além disso, o grupo também planejava roubo de veículos, que eram vendidos ou trocados por mais drogas para revenda.