Todos os policiais e 90% dos idosos de Aparecida já foram vacinados

Município possui 28,9 mil idosos aptos a vacinar

Vacinação em idosos em Aparecida (Foto: Enio Medeiros - Secom/Aparecida)
Vacinação contra covid-19 (Foto: Enio Medeiros - Secom/Aparecida)

Aparecida de Goiânia imunizou aproximadamente 90% dos idosos e 100% dos profissionais de segurança e salvamento do município contra a Covid-19. O levantamento é da Secretaria de Municipal de Saúde (SMS) que iniciou a vacinação de pessoas portadoras de comorbidades.

A vacinação de 100% dos policiais e da força de segurança ocorreu antes da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), de quarta-feira (5), que suspendeu decisão de profissionais da área independente de atuarem nas ruas, com contato do público. A antecipação de vacinação em Goiás contraria o Plano Nacional de Imunização (PNI).

Segundo levantamento da pasta, o município possui 28.900 idosos aptos a vacinarem pelo Plano Nacional de Imunização (PNI) contra a Covid-19 na primeira etapa do grupo prioritário, que se encerrou com a vacinação da faixa de 60 anos. A maioria tem entre 60 e 64 anos: 10.525.

Dos grupos priorizados até então, o município imunizou também aproximadamente 80% dos trabalhadores da saúde, e 100% dos quilombolas.

Total

Segundo painel da Covid-19, da Secretaria de Saúde, até a tarde desta quinta-feira (6), o município já havia administrado 96.363 doses, sendo 62.151 como primeira dose e 34.212 segunda dose.

A Secretaria também identificou o total de 11.557 doses perdidas por falhas técnicas, em que frascos vieram com menos doses do que o informado pelo fabricante. Todas essas situações já foram documentadas e encaminhadas ao Ministério da Saúde.

Atualmente, o estoque disponível é de 24.520 doses para a primeira aplicação e 7.210 para a segunda aplicação.

Comorbidades

Aparecida de Goiânia deu início nesta quinta-feira a vacinação contra a Covid-19 em pessoas com comorbidades nos drive-thrus da Cidade Administrativa Luiz Alberto Maguito Vilela, no setor Solar Central Park, e do Centro de Especialidades, no Jardim Boa Esperança, das 8h às 18h. No sábado, 08, a vacinação é das 8h às 17h.

Nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) dos bairros Andrade Reis, Bairro Cardoso, Jardim Olímpico, Jardim Florença e Veiga Jardim, a imunização ocorrerá mediante agendamento pelo aplicativo Saúde Aparecida, que pode ser acessado pelo site da Prefeitura. As vagas estarão disponíveis na plataforma a partir de segunda-feira, 10.

Nessa primeira etapa da fase das comorbidades, serão contempladas, de acordo com o quantitativo de doses disponível:

– Pessoas com Síndrome de Down acima de 18 anos;

– Portadores de doença renal crônica em terapia de substituição renal (Diálise) acima de 18 anos;

– Gestantes e Puérperas acima de 18 anos com comorbidades;

– Pessoas com comorbidades de 58 e 59 anos;

– Portadores de deficiência permanente cadastrados no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC) de 55 a 59 anos de idade.