Vacinação de idosos e professores contra gripe em Aparecida vai até 8 de junho

Grupo prioritário faz parte da segunda fase da campanha iniciada em abril. A vacina contra a Influenza está disponível em 25 postos

Gestante sendo vacinada contra gripe em Aparecida (Foto: Rodrigo Estrela/SecomAparecida)
Gestante sendo vacinada contra gripe em Aparecida (Foto: Rodrigo Estrela/SecomAparecida)

Com a expectativa de imunizar 90% da população dos grupos prioritários, Aparecida segue com a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (H1N1). A campanha, que vai até o dia 8 de julho, está na segunda fase, onde são vacinados idosos acima de 60 anos e professores. A mobilização foi dividida em fases para evitar aglomerações nos locais de vacinação. O público alvo deve procurar um dos postos para ser vacinado até o dia 8 de junho.

Para receber a vacina são necessários os documentos pessoais, um comprovante de endereço de Aparecida e o cartão de vacinação. De acordo com o secretário de saúde de Aparecida, Alessandro Magalhães, a vacina contra a influenza é uma medida de prevenção fundamental para proteger as pessoas da gripe reduzindo complicações, mortes e a circulação viral na sociedade.

“O vírus da influenza causa sintomas semelhantes aos da Covid-19, por isso é ainda mais importante combatê-lo para, além de prevenir a doença, também evitar aglomerações de pacientes nas unidades de Saúde durante a pandemia”, disse.

Como as campanhas de vacinação contra a covid-19 e a de influenza estão acontecendo simultaneamente, aqueles que já receberam a vacina contra o coronavírus, seja a 1ª ou a 2ª dose, devem esperar 14 dias para receber o imunizante contra a Influenza, que protege contra o vírus influenza A (H1N1) e duas variantes dele, H3N2 e influenza B.

Onde se vacinar

Os 25 postos disponibilizados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para a vacinação contra a Influenza estão: Centro de Saúde Papillon Park; UBS Bairro Independência; UBS Caraíbas; UBS Jardim dos Ipês; UBS Madre Germana; UBS Mansões Paraíso; UBS Pontal Sul II; UBS Cruzeiro do Sul; UBS Bairro Hilda; UBS Colina Azul; UBS Delfiore; UBS Bandeirantes; UBS Jardim Riviera; UBS Campos Elísios; UBS Parque Trindade; UBS Jardim dos Buritis; UBS Bela Vista; UBS Rosa dos Ventos; UBS Nova Olinda; UBS Retiro do Bosque; UBS Cândido de Queiroz; UBS Jardim Paraíso; UBS Anhambi; UBS Boa Esperança e UBS Santo André. Todas as unidades seguem os protocolos de segurança sanitários com distanciamento entre as pessoas e fila de espera ao ar livre com distribuição de senhas. O atendimento é de segunda a sexta, das 8h às 17h.

Quem pode se vacinar

1ª fase, de 12/04 a 10/05/2021

Crianças de 6 meses a 5 anos e 11 meses
Gestantes
*Puérperas
*Trabalhadores da Saúde
*Indígenas

2ª fase, de 10/05 a 08/06/2021

*Idosos acima de 60 anos
*Professores

3ª fase, de 09/06 a 09/07/2021

*Pessoas com comorbidades
*Pessoas com deficiência permanentes ou condições especiais
*Caminhoneiros
*Trabalhadores do Transporte Coletivo
*Trabalhadores Portuários
*Forças de Segurança e Salvamento
*Forças Armadas
*Funcionários do Sistema prisional
*População privada de liberdade