Variante ômicron: Aparecida de Goiânia identifica 22 casos e transmissão comunitária

Prefeitura de Aparecida de Goiânia confirmou neste final de semana 18 novos casos de pacientes

Goiás registra quase 10 mil casos de Covid-19 em 48 horas
Foto: Divulgação - Rodrigo Estrela

A prefeitura de Aparecida de Goiânia confirmou, neste final de semana, 18 novos casos de pacientes com a variante ômicron do coronavírus. Com isso, chega a 22 o número de casos confirmados no total. Em um deles, não foi possível determinar onde o paciente teve contato com a nova cepa do vírus. Essa lacuna faz com que a prefeitura decrete a chamada “transmissão comunitária”.

Entre os 22 pacientes, onze já tiveram alta. Outros 11 estão em isolamento domiciliar e são acompanhados pela Central de Telemedicina. Segundo a prefeitura, 17 pacientes têm vínculos entre si e estão ligados aos dois primeiros casos identificados no município. A chegada da ômicron a Aparecida tem a ver com duas mulheres tiveram contato com um casal de missionários vindos de Luanda (capital de Angola).

Apenas um dos casos identificados não possui vínculo com aquelas pessoas e quatro estão sob investigação.

Um dos 22 pacientes é um homem, de 50 anos, que precisou ser internado por cinco dias em enfermaria, mas já teve alta médica. Ele tem diabetes.

Variante foi detectada ainda em dezembro

A variante ômicron foi detectada no dia 12 de dezembro em Aparecida de Goiânia pelo Programa de Sequenciamento Genômico. Com a identificação, a prefeitura ampliou o programa e passou a sequenciar todos os testes positivos identificados na cidade.

Onde fazer o teste de Coivd-19 em Aparecida de Goiânia?

Em Aparecida de Goiânia, o RT-PCR é realizado no Centro de Especialidades e nas UBS’s Garavelo Park, Independência Mansões, Expansul, Tiradentes, Buriti Sereno, Pontal Sul e Chácara São Pedro mediante agendamento prévio pelo aplicativo Saúde Aparecida. O acesso à plataforma pode ser feito pelo site da Prefeitura de Aparecida, ou pelo telefone 0800-646-1590. Ou encaminha e hospitais da cidade, o teste é feito em pacientes internados.