Ventania derruba ao menos 34 árvores em Goiânia e Comurg suspende remoção de jamelões

Serviço seria realizado neste sábado (2), mas teve que ser adiado devido à demanda de árvores tombadas

Árvore tombada sobre carros que estavam estacionadas no Parque Areião, em Goiânia
Ventania derruba ao menos 34 árvores em Goiânia e Comurg suspende remoção de jamelões (Foto: Leitor - Mais Goiás)

Ao menos 34 árvores caíram em Goiânia em decorrência da ventania registrada na tarde desta sexta-feira (1°). De acordo com a Companhia de Limpeza Urbana (Comurg), várias ruas e passeios públicos ficaram obstruídos por galhos e troncos. Como consequência, a empresa precisou suspender a remoção de jamelões da Avenida José Sebba, Jardim Goiás, prevista para esse sábado (2), visto que equipes precisaram ser remanejadas para a retirada das toras.

Uma das árvores caídas na sexta-feira atingiu carros na frente do Parque Areião, no Setor Pedro Ludovico. A planta caiu sobre a rede elétrica e danificou dois veículos. A nuvem de poeira pôde ser vista de toda a cidade e chegou a obstruir a visão de moradores da Vila Nova, Setor Sul e Central. Quedas de energia elétrica foram relatadas nessas regiões.

Ventania: quedas de árvores provocaram falta de energia

A Enel Distribuição Goiás afirma que as cidades mais impactadas pela interrupção do fornecimento de energia foram Goiânia, Senador Canedo, Padre Bernardo, Aparecida de Goiânia e Serranópolis.

Em nota, a empresa afirma ter aumentado o número de equipes emergenciais para atuar no fim de semana. “técnicos estão trabalhando ininterruptamente para restabelecer o serviço a todos os clientes impactados o mais breve possível”, diz o documento.

A distribuidora orienta que os clientes busquem registrar falta de energia por um dos canais digitais: aplicativo da Enel, site, SMS para o número 27949 ou WhatsApp, enviando mensagem para 21 996019608.

Tempestade de poeira

O fenômeno registrado em Goiânia ocorre porque, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a capital está “no meio de uma formação de instabilidade”. Por isso, pancadas de chuva com trovoadas e rajadas de vento são aguardadas para este ságbado.

Chuvas foram registradas na sexta, em cidades como Posse e São Simão. Brasília também registrou chuva com rajadas de vento e Granizo.

Jamelões: serviço adiado

De acordo com a companhia, 60 trabalhadores fariam o serviço na Fued Sebba e substituiriam as plantas frutíferas por 106 ipés. Com as diversas quedas de árvores, porém, equipes foram remanejadas para limpeza e desobstrução, deixando a tarefa suspensa por tempo indeterminado.