Vereadores elegem presidente da Câmara de Goiânia nesta quinta, às 15h

Segundo bastidores, atual grupo deve ser reconduzido

Eleição da antecipação da mesa diretora da Câmara de Goiânia ocorre às 15h
Eleição da antecipação da mesa diretora da Câmara de Goiânia ocorre às 15h (Foto: Jucimar de Sousa - Mais Goiás)

A eleição da mesa diretora da Câmara de Goiânia para o biênio 2023/2024 acontece nesta quinta-feira (30), em sessão extraordinária, a partir das 15h. Segundo informações de bastidores, a atual mesa – que tem o vereador Romário Policarpo (Patriota) como presidente – deve ser reencaminhada.

Além disso, outros dois cargos na mesa foram criados: o quarto vice e o corregedor que se desmembra do primeiro secretário e se torna um cargo próprio.

Vale lembrar, a possibilidade de antecipação da eleição – uma emenda ao aumento de cargos – foi aprovada na última semana. Já a convocação, prevista no lei para ocorrer com 48h de antecipação, foi feita na última terça-feira (28).

Destaca-se, além dos dois cargos na mesa, a Comissão de Constituição e Justiça e a Comissão de Finanças são contempladas com dois novos membros cada. Com isso, a Comissão Mista que é proporcional, também recebe outras duas pessoas. Ao todo, as mudanças criam oito novas vagas – todas sem remuneração.

A medida tem como objetivo reforçar a governabilidade do prefeito Rogério Cruz (Republicanos) em votações mais expressivas. Desta forma, os líderes de bancadas que ainda não tinham sido “atingidos” por cargos são beneficiados.

Em relação as duas novas posições na mesa, o anúncio deve ocorrer somente durante a sessão.

Leia também sobre a mesa diretora:

Vereador recorre na Justiça contra antecipação da eleição da mesa diretora da Câmara de Goiânia