DOCE ALIADO:  CHOCOLATE AMARGO E  O ADEUS AO CIGARRO

Um estudo confirma como ele pode ajudar na jornada contra o vício

A decisão de parar de fumar é desafiadora, especialmente enfrentando o período de abstinência de duas a três semanas, com desconforto e desejo persistente de fumar.

Estudo da Universidade Federal Fluminense destaca que 40g de chocolate amargo (70% de cacau) diário reduz a fissura em fumantes em tratamento, sem impactar medidas corporais.

O medo de ganhar peso ao parar de fumar é comum devido à nicotina acelerar o metabolismo e interferir nas papilas gustativas, levando a seletividade alimentar.

Círculo traçado

A nutricionista Aline Silva de Aguiar explica que ao parar de fumar, tabagistas compensam comendo alimentos palatáveis, geralmente doces, gordurosos e ultraprocessados.

Pesquisa com 47 fumantes crônicos mostrou que consumo de chocolate amargo reduziu fissura mais que intervenção comportamental ou mix de frutas secas.

Benefícios do chocolate amargo são atribuídos aos compostos do cacau, impactando processos cognitivos, alterações de humor, antioxidantes e anti-inflamatórios.

Cacau contribui para redução do estresse, minimizando sintomas de ansiedade e alterações de humor, sendo escolhido o chocolate amargo (70%) pela maior concentração de cacau.

A médica Luiza Helena D. Costa destaca a importância de incentivar tabagistas, mesmo diante de recaídas, e considera o chocolate amargo um aliado na jornada para abandonar o cigarro.

Você por dentro de tudo!

Moldura de canto branca

Design, conteúdo e otimização SEO: Nia Loiola Imagens: Divulgação / OMS