Selena Gomez abre o jogo sobre condições de saúde mental

A atriz e cantora Selena Gomez falou sobre sua saúde mental no documentário Minha Mente e Eu do canal de streaming Apple TV+. A cantora precisou ser internada até receber o diagnóstico em 2019.

A artista comentou sobre o tratamento de Lúpus, que exigiu que fizesse um transplante de rim em 2017, seu diagnóstico de bipolaridade, depressão e episódios de psicose.

Bipolaridade O transtorno bipolar consiste nas mudanças repentinas de humor. Existem dois tipos de transtorno bipolar. O que determina se é do tipo 1 ou do tipo 2 é por quanto tempo dura a euforia.

“Eu descobri que tenho um diagnóstico de transtorno bipolar. Vou ser honesta: eu não queria ir ao hospital, mas eu não queria estar presa na minha mente. Eu pensei que minha vida tinha acabado”, disse Selena.

Psicose A palavra psicose é usada para descrever condições que afetam a mente, onde houve alguma perda de contato com a realidade. Durante um episódio psicótico o indivíduo pode não entender o que é real e o que não é.

“Meus pensamentos tomam conta da minha mente muitas vezes. Dói quando penso no meu passado. Eu quero saber como respirar novamente. Eu amo a mim mesma? Como eu aprendo a respirar minha própria respiração?”, diz a cantora.

O tratamento para quadros psicóticos envolve uma combinação de fatores. O primeiro é a medicação e acompanhamento médico, que pode ajudar a aliviar os sintomas. Outro ponto importante é a terapia familiar.

“Tenho os melhores amigos e familiares... Eu não deveria tê-los tratado do jeito que tratei às vezes. Eles sabem que não fui eu? Eu apenas digo que ‘sinto muito’ porque me lembro de certas coisas que faço e é realmente tão malvado”, completou.

Cerca de 50% das pessoas precisam tomar medicação a longo prazo para evitar que os sintomas se repitam. Se os episódios psicóticos se agravam, eles podem precisar ser internados para um tratamento intenso.

Texto: Diego Santos Imagens: Redes Sociais

Ícone branco do Instagram
Moldura de canto branca

é o canal de entretenimento  do portal Mais Goiás