óculos adaptado

Família vende doces na rua para custear tratamento de homem que ficou cego, em Aparecida

Maicon sofreu um grave acidente de moto em setembro de 2021 e perdeu completamente a visão

Com uma criança pequena, outra a caminho e poucas condições financeiras, uma família de Aparecida de Goiânia tenta seguir em frente após um acidente de moto tirar a visão de Maicon Rodrigo de Almeida, de 30 anos. Agora, eles buscam ajuda para adquirir um óculos especial, avaliado em cerca de R$ 15 mil, que pode devolver parte da autonomia e melhorar a qualidade de vida dele. Para isso, a família criou uma vaquinha em uma plataforma de doações e espera alcançar o valor necessário para a compra do equipamento.

O acidente aconteceu em setembro de 2021, durante a madrugada, quando Maicon saiu de casa para buscar a esposa, Gleycimara Sousa, no trabalho. Próximo à residência, ele acabou batendo na traseira de um carro estacionado. Com o impacto, sofreu fraturas graves no lado direito do rosto e precisou passar por cirurgia de reconstrução facial, com a colocação de placas.

Imagem de Maicon no hospital após o acidente
Após bater na traseira de um carro estacionado, Maicon ficou cego e viu sua vida mudar completamente (Foto: cedida ao Mais Goiás)

Na época, ainda em meio à pandemia da Covid-19, a família viveu momentos de angústia. “A gente ficou muito desesperado, sem notícias dele no hospital”, relembra a esposa. Dias depois, veio o diagnóstico definitivo: Maicon havia perdido totalmente a visão por causa de um grave comprometimento da retina.

Desde então, a rotina da família mudou completamente. O casal tem uma filha de dois anos e Gleycimara está grávida de sete meses. Antes do acidente, Maicon trabalhava em uma fábrica de sorvetes. Hoje, sem enxergar, enfrenta limitações no dia a dia. “Mesmo com todas as dificuldades, ele faz de tudo para ajudar”, conta a esposa.

Leia mais

A renda da família vem da venda de doces caseiros. Todos os dias, eles acordam cedo para produzir brigadeiros e outros doces de forma artesanal. À noite, por volta das 18h, a mulher sai para vender os produtos em bares, restaurantes e comércios. “Vender os docinhos é a nossa renda”, explica.

Atualmente, a família mora em um barracão de dois cômodos, cedido pela mãe de Maicon, no setor Mansões Paraíso, em Aparecida de Goiânia. Diante das dificuldades, o casal busca ajuda para adquirir um óculos especial adaptado para pessoas cegas, que pode devolver parte da autonomia de Maicon, ajudando na locomoção, na realização de tarefas simples e trazendo mais independência no dia a dia.

Imagem do casal antes do acidente
Maicon e a esposa antes do acidente (Foto: cedida ao Mais Goiás)

Segundo a mulher o valor do equipamento é de aproximadamente R$ 15 mil, montante que a família não tem condições de pagar. “Esse óculos pode dar mais autonomia para ele e melhorar muito a qualidade de vida”, afirma. Por isso, foi criada uma vaquinha solidária para tentar arrecadar o valor necessário.

Além disso, a jovem que tem 23 anos, sonha em se qualificar profissionalmente e abrir uma doceria própria no futuro e espera contar com doação também de um curso que pode ajuda sua família a ter melhor condição de vida. “Com um curso, eu poderia trabalhar em casa e cuidar melhor da nossa família, ainda mais com outro bebê chegando”, finaliza. Ajuda aqui.

Leia também