Idosa norte-americana de 71 anos que pode ter sido vítima de abuso sexual morre em Goiânia
Idosa estava no aeroporto quando apresentou dor intensa poucas horas antes da morte

Uma idosa norte-americana de 71 anos, que pode ter sido vítima de abuso sexual e agressão física, morreu na tarde de quarta-feira (26), após três paradas cardiorrespiratórias, conforme confirmou a Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A paciente havia recebido alta poucos dias antes, mas passou mal novamente quando estava no aeroporto. Ela foi levada ao Cais Vila Nova na segunda-feira (24), com queixa de dor intensa, iniciada cerca de três horas antes do embarque aéreo.
Em nota ao Mais Goiás, a SMS ressaltou que todo o atendimento seguiu protocolos assistenciais, com monitorização contínua e comunicação permanente com a embaixada dos Estados Unidos. O caso de suspeita de abuso ainda está sendo investigado pela Delegacia Estadual de Atendimento Especializado à Mulher (Deaem) e segue sob sigilo. O laudo pericial, que vai confirmar se houve violência sexual, ainda não foi concluído.
A paciente, identificada como Nanci Ellen Wendel, natural da Califórnia (EUA), foi levada pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) à unidade no dia 15 de novembro. Ela apresentava lesões compatíveis de violência sexual e agressão, após ter sido recolhida de um hotel no centro de Goiânia. Segundo relatos de funcionários do local de hospedagem, a idosa teria consumido bebida alcoólica na noite anterior. Ela teria chegado ao Brasil com o objetivo de realizar tratamento odontológico.
Leia mais
- Polícia investiga crime sexual contra norte-americana em Goiânia
- Homem em situação de rua é preso após matar idoso durante programa sexual em Goiânia
Segundo a SMS, no Cais, a paciente recebeu atendimento de equipe multidisciplinar em saúde, passou por exames laboratoriais e de imagem, e foi encaminhada para avaliação no Hospital Estadual Materno-Infantil Dr. Jurandir do Nascimento (Hemu), antes de ser transferida para o Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol) no dia 16 de novembro.
No dia 24 de novembro, a idosa retornou ao Cais Vila Nova com queixa de dor intensa, iniciada cerca de três horas antes do embarque aéreo. Ela foi admitida em internação, mas veio a óbito após três paradas cardiorrespiratórias. A SMS confirmou a morte e ressaltou que todo o atendimento seguiu protocolos assistenciais, com monitorização contínua e comunicação permanente com a embaixada dos Estados Unidos.
Até o momento, não há informações sobre suspeitos. A Polícia Civil investiga o caso e tenta identificar a origem das agressões, mantendo sigilo devido à natureza delicada do crime.
Leia na íntegra a nota enviada pela Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS):
“A Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS) informa que a paciente N.E.W. foi levada pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) ao CAIS Vila Nova em 15/11, com lesões indicativas de abuso sexual. A paciente foi assistida, com suporte de equipe multidisciplinar em saúde, passou por exames laboratoriais e de imagem, foi encaminhada para avaliação no Hemu e transferida para o Hugol em 16/11.
No dia 24/11 a paciente retornou ao CAIS Vila Nova com queixa de dor intensa, iniciada três horas antes do embarque aéreo. A paciente foi admitida em internação, mas veio a óbito após três paradas cardiorrespiratórias.
A SMS lamenta a morte da paciente e ressalta que o atendimento à idosa seguiu todos os protocolos assistenciais, com monitorização contínua e comunicação permanente com a embaixada dos Estados Unidos.”
Leia também