VIOLÊNCIA

Desde 2020, uma mulher sofre abuso sexual em Aparecida (GO) a cada 5,5 dias

Aparecida de Goiânia registrou 132 estupros entre os anos de 2020 e 2021, o que…

Aparecida de Goiânia (GO) registrou mais de 130 estupros em dois anos (Foto: PM - Divulgação)

Aparecida de Goiânia registrou 132 estupros entre os anos de 2020 e 2021, o que dá uma média de um crime de abuso sexual a cada 5,5 dias. Ao todo foram 68 crimes deste tipo em 2020 e 64 no ano passado. Um incremento de 5,8% entre um ano e outro. Os dados são da Secretaria de Segurança Pública (SSP) e foram obtidos através da Lei de Acesso à Informação (LAI).

Reportagem do Mais Goiás já mostrou que Aparecida de Goiânia registrou 33 estupros durante o primeiro semestre de 2021. O número era menor que o mesmo período do ano passado, quando a pasta registrou 35 estupros na cidade da Região Metropolitana. Tendência que se manteve durante todo o ano.

Em 2020, fevereiro foi o mês com maior número de mulheres estupradas dentro os dois anos analisados, segundo os dados da Secretaria de Segurança Pública, quando houve 10 registros. Novembro de 2021 e outubro de 2020 registraram nove estupros cada um (veja o gráfico completo abaixo).

Casos de estupro e feminicídio em Aparecida de Goiânia

Um dos casos de estupro em Aparecida de Goiânia ocorreu no dia 18 de agosto de 2021. Um homem, de 56 anos, estuprou a sogra de 90 anos que é cadeirante e deficiente visual. A Polícia Militar informou que ele foi pego após a filha da idosa filmá-lo durante o crime após flagrá-lo. Ele foi detido em flagrante.

Em outro caso, três jovens se tornaram réus após estupro coletivo e assassinato de uma adolescente de 16 anos durante uma festa em Aparecida de Goiânia. A vítima teve parte íntimas queimadas e o corpo jogado na Serra das Areias.

Dados da Secretaria de Segurança Pública

Os dados estatísticos são feitos a partir de informações do sistema Registro de Atendimento Integrado (RAI) equivalente a notícia crime. Dessa forma por se tratar de registro inicial da informação, considerando que não são índices contabilizados a partir dos resultados dos inquéritos, a informação não é consolidada. A estatística pode flutuar devido ao andamento das investigações e a alteração de tipificações de naturezas registradas deforma temporária.