Mabel aumenta limite de velocidade em ruas do Centro de Goiânia
Radares que ficam nos trechos que tiveram o limite de velocidade aumentado já foram reprogramados, mas ainda não começaram a multar

Em vídeo publicado nas redes sociais (assista no fim da matéria), o prefeito de Goiânia, Sandro Mabel (União Brasil), anunciou a decisão de aumentar o limite de velocidade de algumas das principais ruas e avenidas do Centro da capital de 40 para 50 km/h. A alteração vale para as avenidas Araguaia, Tocantins, Paranaíba, Anhanguera e Rua 3.
- Parte do Centro de Goiânia tem velocidade máxima de 40 km/h
- Goiânia soma mais de 250 mil multas por excesso de velocidade

A prefeitura afirma que os radares nesses trechos já foram reprogramados e começarão a fiscalizar somente após a substituição total da sinalização e da nova aferição do Inmetro.
Justificativa de Mabel
“Quando foi na campanha, eu falei que o centro da cidade não podia andar a 40 km/h. E aí eu falei que, se fosse eleito, eu mudaria para 50 km/h. E por que 50? Primeiro porque dá mais velocidade para o trânsito, e segundo porque a sincronização dos semáforos a 40 km/h é quase impossível”, afirmou Mabel. “Estamos dando um fluxo maior para os veículos, mais segurança para o trânsito de uma maneira geral e fazemos a nossa cidade andar”.

- O Mais Goiás antecipou: Gestão Mabel avalia subir velocidade no Centro para 50 km/h
Segundo a Secretaria Municipal de Engenharia de Trânsito (SET), o relatório aponta que quando o limite está muito abaixo da velocidade natural da via, parte dos condutores deixa de respeitá-lo, o que reduz a credibilidade da sinalização e aumenta a instabilidade do tráfego.
Um ano de estudos
No dia 7 de fevereiro de 2025, o Mais Goiás noticiou que Mabel já estudava elevar o limite de velocidade das vias do Centro da capital de 40 km/h para 50km/h.
“Os técnicos da Prefeitura afirmam que o ideal seria 50km/h em toda a cidade. Eu ainda estou avaliando isso, mas é a tendência”, adiantou durante coletiva de imprensa naquela ocasião.

A ideia de mudar a velocidade permitida no Centro de Goiânia foi aventada durante um evento em que o prefeito lançou um pacote de mudanças feitas pela gestão para o trânsito da cidade nos 100 primeiros dias de mandato de Mabel.
Em setembro, também ao Mais Goiás, o prefeito admitiu que a elevação do limite de velocidade era uma ideia que enfrentava resistência. “Existe ainda resistência a isso. Então, acabando o estudo de impacto que isso pode dar no trânsito, em acidentes e uma série de coisas”, acrescentou.
A chamada “Zona 40” foi implementada em 2022, ainda na gestão do ex-prefeito Rogério Cruz (SD).