Zona 40

Parte do Centro de Goiânia tem velocidade máxima de 40 km/h

Após 34 dias de período educativo para que motoristas se acostumassem com a nova sinalização,…

Após 34 dias de período educativo para que motoristas se acostumassem com a nova sinalização, a Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade (SMT), começa nesta quinta-feira (31/3) a fiscalização da Zona 40, no Centro de Goiânia. O projeto foi implantado no dia 26 de fevereiro e o local conta com placas suspensas e verticais que informam ao condutor sobre a nova velocidade máxima a ser cumprida: quem ultrapassar a velocidade de 40 km/h poderá ser flagrado por fiscalização eletrônica localizada em sete pontos da região conhecida como manto sagrado, ou véu de noiva.

A nova velocidade vale para as Avenidas Araguaia, Tocantins, Anhanguera, Paranaíba e ruas entre elas. Além da nova velocidade, a Região Central conta agora com mais de três quilômetros de ciclorrota, localizada entre as Ruas 1, 2, 3, 4, 6 e 8. A fiscalização por radar estático será periódica em pontos estratégicos para garantir que o motorista não desrespeite a sinalização onde não estiverem presentes os radares fixos.

Para o secretário da SMT, Andrey Azeredo, o projeto da Zona 40 já apresenta aspectos positivos. “Em estatística preliminar da SMT, constatou-se que de 65 acidentes no mês de março de 2015 reduziu-se para 5 até o último dia 21”, destacou.

Segundo ele, a redução da velocidade no Centro visa à evitar acidentes e preservar vidas. O secretário enfatizou também que os dados sobre a implantação do projeto serão completados com informações do Samu, do Batalhão de Trânsito e do Corpo de Bombeiros.

Educação

Durante o período educativo da Zona 40, além de 40 mil panfletos informativos, foi distribuído também o “guia de como receber bem o usuário da bicicleta em Goiânia”. A cartilha desenvolvida pela Bike Anjo Goiânia juntamente com a Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP) regional Centro-Oeste, contou com o apoio da SMT.

A publicação reúne informações sobre os pontos positivos de deixar o carro em casa e pedalar mais no seu dia a dia, orientações e dicas sobre estacionamento de bicicletas, além de incentivar empresas a aderirem à bicicleta.

Goiânia tem hoje um crescente número de goianos aderindo ao novo modal, incentivados pela expansão da malha cicloviária na Capital com a implantação de ciclofaixas e ciclorrotas. Ciclistas já contam com mais de 25 km de extensão de espaço apropriado para ele na via, sem contar com as ciclovias.

Quem for flagrado acima da velocidade permitida poderá ser penalizado com multa que varia entre R$ 85,00 e R$ 574,00. Agentes de trânsito continuarão com o monitoramento e a fiscalização no local para coibir outros tipos de infração que também podem provocar acidentes ou atrapalhar de alguma forma o tráfego na via.