FEDOR

Moradores denunciam falta de coleta de lixo em Trindade por mais de duas semanas

Prefeitura informou que a coleta de lixo será realizada nesta segunda-feira (29), no setor Maysa II

Moradores de Trindade enfrentam acúmulo de lixo nas ruas durante as festas de fim de ano. Em alguns bairros, a coleta não ocorre há mais de duas semanas, e o material espalhado por animais e enxurradas tem causado proliferação de larvas, aumento de moscas e baratas, além de elevar o risco de doenças como a dengue. Segundo a população, a situação piora com as chuvas, que arrastam sacos acumulados pelas calçadas e formam montes na porta das residências. Cães e outros animais de rua rasgam os sacos, espalhando restos de comida e intensificando o mau cheiro.

Moradora do setor Maysa, Terezinha Divina de Oliveira, afirmou que o problema tem sido intolerável, “Na hora de cobrar imposto, eles são muito bons, mas na hora de fazer a obrigação deles, é cada um para si e Deus para todos. Aqui na minha rua não vejo a coleta há duas semanas.”

Leia mais

Imagem de uma das ruas
Moradores relatam dificuldade de conviver com o cheiro forte e o risco de doenças como dengue (Foto: cedida ao Mais Goiás)

Situações semelhantes foram relatadas por moradores de outros bairros, como Renata Park, Jardim Marista e Dona Íris. Aline de Souza contou que o acúmulo de lixo próximo a restaurantes e lanchonetes torna o cheiro insuportável, principalmente em dias quentes, “Aqui, como é descida, a chuva arrastou vários sacos pequenos com resto de comida, os cachorros abandonados rasgaram e estava cheio de larvas na entrada do meu portão. Não consigo nem abrir as portas e janelas por causa do fedor.”

Imagem do lixo espalhado
Prefeitura de Trindade ainda não se pronunciou sobre a irregularidade na coleta de resíduos (Foto: cedida ao Mais Goiás)

Nas avenidas principais, a coleta está sendo realizada com certa normalidade, assim muitos moradores acabam levando o lixo até caçambas de supermercados ou lixeiras de comércios, principalmente durante a madrugada. Uma moradora, que preferiu não se identificar, contou que tem feito isso, “Temos que aproveitar que pelo menos fazem coleta ali [apontou um supermercado]. Estamos em festa, com a casa cheia de gente, mas como comemorar com essa ‘carniça’ nas portas? Para enfeitar a cidade, a prefeitura teve dinheiro, mas para a coleta faltou?”

Ao Mais Goiás, a Prefeitura de Trindade informou que a coleta de lixo no Setor Maysa II será realizada na tarde desta segunda-feira (29/12), como parte da Operação Cidade Limpa. Segundo o município, atrasos recentes ocorreram devido ao descumprimento contratual das empresas anteriores, mas uma nova empresa foi contratada e trabalha com o suporte da Secretaria de Infraestrutura. A operação abrange coleta domiciliar, varrição, retirada de entulhos e poda de árvores, e ajustes no cronograma podem ocorrer devido ao aumento de 30% no volume de lixo durante as festas.

Leia na íntegra a nota enviada pela Prefeitura de Trindade:

“A propósito da solicitação desse veículo de comunicação, a Prefeitura Municipal de Trindade informa que já tomou todas as providências e a coleta de lixo no Setor Maysa II será realizada na tarde desta segunda-feira (29/12), como parte das ações da Operação Cidade Limpa.

As irregularidades registradas no serviço de coleta e limpeza urbana ocorreram em razão do descumprimento contratual por parte das empresas anteriormente responsáveis, GN Nordeste e Ágil Soluções, o que levou o município a formalizar o distrato com ambas. Diante disso, uma nova empresa foi contratada e passou a atuar com o suporte das equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura.

Mesmo durante o período de recesso natalino, os serviços essenciais foram mantidos e reforçados em toda a cidade. A Operação Cidade Limpa contempla a coleta domiciliar, varrição de vias, retirada de entulhos, poda de árvores e serviços de jardinagem, com o objetivo de restabelecer a normalidade e melhorar as condições urbanas.

Cabe destacar que, neste período de festas, houve um aumento de 30% no volume de resíduos sólidos, o que impactou o cronograma regular e exigiu ajustes operacionais. Atualmente, a operação funciona com oito rotas por turno e atende todo o município. Podem ainda ocorrer atrasos pontuais até a completa regularização.

O município também enfrenta dificuldades relacionadas à escassez de mão de obra, razão pela qual há vagas abertas para contratação imediata, tendo em vista reforçar as equipes de limpeza urbana.

A Prefeitura de Trindade reafirma o compromisso com a saúde pública, o bem-estar da população e a rápida normalização dos serviços. O município conta com a compreensão e colaboração dos moradores neste período de transição.”

Leia também