Sindicato teme fechamento da emergência do Ciams Novo Horizonte e convoca carreata
Prefeitura reforça não haver nenhuma previsão de encerramento

O Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Único de Saúde de Goiás (Sindsaúde-GO) convocou uma carreata contra o possível fechamento dos serviços de urgência e emergência do Centro Integrado de Atenção Médico Sanitária (Ciams) Novo Horizonte, em Goiânia. O ato terá concentração em frente à unidade de saúde às 9h de quinta-feira (28). Ao Mais Goiás, a prefeitura reforça não haver nenhuma previsão de encerrar os segmentos.
Ainda assim, o sindicato mantém a manifestação. “Não podemos deixar que o prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, cometa um crime contra a saúde pública ao querer fechar uma unidade de saúde essencial para o Novo Horizonte e demais bairros da região”, diz trecho da convocação.
Na terça-feira (26), moradores e representantes do sindicato também protestaram no local. Eles denunciaram que cessaram os atendimentos de urgência e emergência, e que os móveis e equipamentos foram retirados da unidade, apesar de não haver previsão oficial de fechamento.
A prefeitura negou e informou que o funcionamento segue normalmente nesta quarta-feira (27). Relatou, ainda, que obras da gestão passada foram contratadas de forma irregular e, por isso, atendimentos desses setores ocorrem de forma improvisada, desde o ano passado.
O acordo com uma nova empresa já foi feito, informou o município, e a companhia esteve no local na terça-feira para saber se precisará ou não paralisar o funcionamento, e por quanto tempo. Contudo, ainda não há essa definição.