Moradores denunciam desorganização e longas filas para vacinação no Ciams Novo Horizonte
Vídeo mostra dezenas de pessoas aguardando em pé, sem estrutura adequada

Moradores do bairro Novo Horizonte, em Goiânia, denunciam longas filas, falta de atendimento adequado e desorganização durante a campanha de vacinação contra Influenza no Centro de Assistência Integrada Médico-Sanitária (Ciams). Crianças, idosos e adultos aguardaram mais de quatro horas para receber os imunizantes, enquanto funcionários foram acusados de negligência e má vontade.
Vídeos gravados por populares e enviados ao Mais Goiás nesta quinta-feira (29), mostram dezenas de pessoas aguardando em pé, sem estrutura adequada. Eles afirmaram que, apesar da presença de servidores, o atendimento foi lento.
“Chegamos aqui às 6h, agora são quase 10h30, e nada”, desabafou uma moradora. Outros reclamaram da falta de profissionais: “Se não querem trabalhar, que mandem embora e contratem quem quer”, criticou uma idosa, direcionando suas reclamações à prefeitura.
Em certo momento, populares relataram que, ao cobrarem atendimento, funcionários teriam fechado as portas do posto. “Quando a gente cobrou, eles se esconderam”, denunciou uma mulher. A situação gerou revolta, especialmente pela cobrança da prefeitura para que a população se vacine, enquanto os postos não oferecem condições dignas.
O empresário Matheus Augusto esteve no local acompanhado pela esposa para se vacinar e relatou que a situação só melhorou após a iniciativa de registrar a situação. “Depois que começamos a gravar, informaram que a demora seria de uma hora. Abriram outra sala, e o atendimento ficou mais rápido”, contou. Ele ainda criticou a postura dos servidores, que se incomodaram com as filmagens: “Funcionário público se irrita por ser filmado, mas, se está fazendo o certo, por que se preocupar?”
Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS) afirmou que houve aumento no volume de atendimentos no Ciams Novo Horizonte devido à ampliação da vacinação contra Influenza para todas as pessoas acima de 6 meses. A secretaria informou ainda que prepara um novo chamamento para contratação de mais profissionais e orientou que moradores da região sudoeste procurem outros postos de vacinação disponíveis.
NOTA COMPLETA SMS
A Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS) informa que registrou aumento no volume de atendimentos no Ciams Novo Horizonte em razão da ampliação da vacinação contra Influenza para todas as pessoas acima de 6 meses. A SMS ressalta que prepara novo chamamento para contratação de mais profissionais de saúde para atuarem nas salas de vacina e orienta que os moradores da região sudoeste procurem também os pontos de imunização disponíveis nos centros de saúde Vila Boa, Vila União, Vila Mauá, Parque Anhanguera, Condomínio das Esmeraldas, Real Conquista, Madre Germana, Itaipu e Valéria Aparecida.