ALEGO

Projeto prevê inclusão de teste de alergia em unidades de saúde Goiás

"Alergias representam significativa causa de complicações no pronto atendimento e em urgências e emergências, quando não informadas em tempo hábil para a equipe de primeiro atendimento"

Projeto que tramita na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) prevê a inserção de um teste de alergia nas unidades da rede pública estadual de saúde. A matéria é do deputado estadual George Morais (PDT) e está na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da Casa.

“O teste de provocação oral será realizado, subsidiariamente, quando os exames de sangue e cutâneo não forem suficientes para indicar o nível de alergia do paciente a um determinado medicamento ou composição farmacológica que poderão ser usados em atendimento de emergência”, diz trecho da proposição.

Já na justificativa, o parlamentar explica que as “alergias representam significativa causa de complicações no pronto atendimento e em urgências e emergências, quando não informadas em tempo hábil para a equipe de primeiro atendimento, pois as intercorrências podem causar reações graves levando o paciente, em alguns casos, ao óbito”.

Além disso, afirma que o teste tem baixo custo e benefícios comprovados para o atendimento ao paciente desde a intervenção inicial até a sua alta hospitalar. “O teste de provocação oral é uma das ferramentas mais importantes para o diagnóstico correto das alergias”, expõe.

Por fim, reforça que o paciente tem seus sinais vitais monitorados durante o teste e qualquer sinal de reação adversa é “prontamente flagrado e tratado”. O texto depende de aprovação na CCJ e em plenário, antes de ir à sanção da governadoria.

Saiba mais AQUI.