Polícia desarticula grupo que usava Goiânia como rota para distribuição de drogas ao DF
Criminosos utilizavam caminhões para transportar carregamentos de drogas

Uma ação conjunta entre as polícias civis do Distrito Federal, Goiás e Rondônia desarticulou uma organização criminosa que usava Goiânia como rota estratégica para distribuição de drogas ao DF. Durante a megaoperação, batizada de Operação Irmãos, realizada nesta terça-feira (8), foram cumpridos 52 mandados de prisão e 75 ordens de busca e apreensão em três estados, além da apreensão de cocaína, skunk e haxixe, com valor avaliado em R$ 4 milhões.
Os criminosos atuavam em um esquema sofisticado, ingressando pelo estado de Rondônia e pelo Acre, e transportando as drogas até Goiânia por meio de cargas em caminhões. De lá, as substâncias eram armazenadas e redistribuídas em veículos com compartimentos falsos, muitas vezes em lotes menores, de 20 a 30 quilos. Segundo investigações, os traficantes também utilizavam caminhões de cegonhas para dificultar a fiscalização.
Como não há um grande fluxo de cargas saindo de Rondônia para o Centro-Oeste e Sudeste, os criminosos utilizavam esse caminho. Eles compravam carros usados, muitas vezes em más condições, apenas como disfarce para transportar drogas até Goiânia, onde eram descarregadas em casas de armazenamento antes de seguir para o DF e outras regiões de Goiás.
As investigações, que se estenderam por um ano e meio, revelaram que a organização operava principalmente em Águas Lindas de Goiás e Santo Antônio do Descoberto, onde as drogas eram fracionadas para distribuição. Durante as buscas, foram encontrados veículos com compartimentos adaptados para ocultar os entorpecentes.
A operação contou com o apoio do Ministério Público do DF e a colaboração de unidades especializadas, incluindo a Polícia Civil de Goiás e a Polícia Civil de Rondônia. Equipes com cães farejadores e apoio aéreo também participaram das ações.
Leia também: