Polícia desarticula organização criminosa especializada em fraudes empresariais em Aparecida
Esquema incluía ainda adulteração documental, com ajustes em documentos fiscais, com o objetivo de mascarar as irregularidades

Uma operação realizada pela Polícia Civil desarticulou uma organização criminosa especializada em fraudes empresariais na cidade de Aparecida de Goiânia. Três mandados de prisão e cinco de busca e apreensão foram cumpridos em residências da capital também na terça-feira (1º).
A investigação, conduzida ao longo de um ano, busca desarticular uma organização especializada em fraudes contra empresas do setor comercial, com prejuízos estimados em R$ 235 mil. Um sofisticado esquema fraudulento foi revelado, que envolvia a manipulação de sistemas internos de gestão empresarial, com alterações não autorizadas em rotinas críticas da empresa.
Os responsáveis lançavam pedidos de compras inexistentes ou inseriram itens não aprovados em solicitações legítimas, criando brechas para o desvio de recursos. Foi constatado um padrão de superfaturamento sistemático, por meio da alteração dos valores de produtos para montantes superiores aos praticados no mercado, além da modificação irregular de condições e prazos de pagamento sem a devida autorização.
Fornecedores coordenavam a ação com emissão de notas fiscais
As práticas eram coordenadas com fornecedores, que emitiam notas fiscais com valores divergentes, compatíveis com os montantes manipulados no sistema. O esquema incluía ainda adulteração documental, com ajustes em documentos fiscais, com o objetivo de mascarar as irregularidades.
Também foram verificadas alterações em pedidos de compras mesmo após sua aprovação inicial, o que contribuiu para dificultar a detecção das fraudes e evidenciou o grau de sofisticação do grupo envolvido.
Os suspeitos presos responderão por crimes de estelionato qualificado, associação criminosa, falsificação de documentos.