Eleições 2022

Marconi diz a aliados que concorrerá ao governo

Ensaiando desde o início do ano sua decisão sobre qual cargo vai disputar nas próximas…

O cientista político Marcos Marinho analisou a intenção de voto ao governo e ao Senado de Marconi Perillo no levantamento Goiás Pesquisas. Foto: Divulgação
O cientista político Marcos Marinho analisou a intenção de voto ao governo e ao Senado de Marconi Perillo no levantamento Goiás Pesquisas. Foto: Divulgação

Ensaiando desde o início do ano sua decisão sobre qual cargo vai disputar nas próximas eleições, o ex-governador Marconi Perillo (PSDB) começou, há alguns dias, a avisar a aliados que bateu o martelo e será novamente candidato ao governo de Goiás. Publicamente, o tucano titubeia e afirma que o anúncio sobre o cargo que vai disputar só ocorrerá no final do prazo eleitoral para o registro da candidatura, mas, nos bastidores, a conversa muda e Marconi já tem garantido sua postura de adversário do governador Ronaldo Caiado (UB) para o pleito. Apesar de estar bem à frente nas pesquisas de intenções de voto para o Senado, o tucano teria batido o martelo em seguir a disputa ao governo após seu distanciamento de Gustavo Mendanha e a impossibilidade de ser o candidato na chapa do ex-prefeito de Aparecida de Goiânia. Com diálogo escasso com a centro-esquerda, restaria ao ex-governador peitar uma candidatura independente ao Senado, o que ele avaliou como “difícil” em conversar com pessoas próximas nesta semana.

Sondagem

Aliados do ex-governador já iniciaram o trabalho de montagem de equipe para a campanha.

Fico!

A candidatura à reeleição do deputado federal José Mário Schreiner (MDB) está mantida. O líder ruralista chegou a considerar retirar-se da disputa para assumir a Presidência da poderosa Confederação Nacional da Agricultura (CNA). Dependia, no entanto, da renúncia do atual presidente, João Martins, que não aconteceu. O prazo regimental da renúncia encerrou-se ontem.

Deu ruim

Nos últimos dias têm crescido os burburinhos de que ele não seria mais candidato. O deputado federal teria, inclusive, avisado ao governador Ronaldo Caiado e ao presidente do seu partido, Daniel Vilela, de sua desistência.

Encontro marcado

Caiado e Gustavo Mendanha participaram do mesmo evento, nesta sexta-feira, em Luziânia. Os dois estiveram nas celebrações da Folia de Rua da Festa do Divino Espírito Santo ao mesmo tempo, mas não se encontraram.

Papel

O presidente da Assembleia Legislativa, Lissauer Vieira, afirmou em entrevista à Rádio Sagres nesta quinta-feira (2), que não trabalha com a possibilidade de ser candidato a Senador fora da base de Caiado. O pessedista é um defensor de que a base tenha um único pré-candidato à vaga para não pulverizar os votos e dar vantagem à oposição.