Coluna da Tainá Borela

Câmara de Goiânia espera receber Plano Diretor ainda em novembro

Última revisão do Plano Diretor ocorreu em 2007

Câmara de Goiânia espera receber Plano Diretor ainda em novembro
Câmara de Goiânia espera receber Plano Diretor ainda em novembro (Foto: Câmara Municipal - Divulgação)

Um ano depois da Prefeitura de Goiânia retirar o Plano Diretor da Câmara Municipal, é grande a expectativa entre os vereadores de que o texto seja devolvido antes da virada do mês. Isso possibilitaria aprovação ainda em 2021 da legislação que normatiza as diretrizes para o planejamento de Goiânia para os próximos 10 anos. A pressa tem justificativa prática: a última revisão do Plano Diretor ocorreu em 2007, mas deveria ter sido atualizada há pelo menos quatro anos. O Estatuto da Cidade, lei federal, exige revisões no intervalo máximo de uma década.

Comissão Mista

O que facilita a aprovação do Plano Diretor ainda neste ano é que já foi superada metade da tramitação do projeto de lei. O texto foi analisado na Comissão Mista depois de passar pela CCJ e da primeira votação em plenário. Na Mista, sofreu emendas que foram analisadas por equipe técnica da prefeitura, que vai devolver aos vereadores com suas propostas.

Veterano

Cabo Senna foi relator do projeto na Comissão Mista, no ano passado. Agora, o mais cotado para a relatoria é o decano Anselmo Pereira, que, aliás, já cobrou publicamente que a Prefeitura devolva o texto à Câmara.

Estrela

O Plano Diretor será a pauta mais importante dessa reta final, antes do recesso parlamentar.

Queridinho

Michel Magul é hoje um dos secretários da administração municipal que tem muita confiança do grupo do prefeito Rogério Cruz. Ele foi um dos emedebistas que sobreviveu à saída do MDB da Prefeitura no início do ano e conseguiu se manter.

Presença constante

O pré-candidato ao Senado, Henrique Meirelles (PSD), vem mais uma vez a Goiás neste final de semana e deve fazer uma viagem com o senador Vanderlan Cardoso à Palmeiras de Goiás. Também estão previstas reuniões políticas com prefeitos, deputados e candidatos no Castro´s Hotel.

Conhecido do ninho

Há também a previsão de que Henrique participe de uma reunião da cúpula do PSD goiano com a presença do presidente da Assembleia Legislativa, Lissauer Viera.

Tá dentro

Durante o encontro nacional do PSD na manhã desta quarta-feira, em Brasília, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, reafirmou sua candidatura à Presidência da República e pediu mobilização do partido.

Goianos

Estavam presentes o presidente estadual do partido em Goiás, Vilmar Rocha, o deputado federal Francisco Jr. e o presidente metropolitano Simeyzon Silveira.