Kossa Aqui

O terror no trânsito de Goiânia acabará na sexta-feira 13?

Inauguração de três viadutos de Goiânia na sexta-feira 13 promete acabar com o terror que é a vida do motorista goianiense

Ah, seu eu tivesse algum tipo de poder no marketing da Prefeitura de Goiânia… Sério, colocaria o prefeito Rogério Cruz vestido de Jason, com um machado nas mãos, para cortar as fitas de inauguração dos três viadutos com entrega prometida para essa sexta-feira que vem a calhar de ser 13 de maio. Sexta-feira 13, Jason, terror… Pescou?

A fala do prefeito para justificar tal indumentária já estaria na ponta da língua: “Nessa sexta-feira 13, acaba o terror do motorista goianiense”. Sei que seria bravata, mas como ação de marketing não tenho dúvidas de que seria bem-sucedida. Viralizaria no país inteiro. Alcance mundial? Olha, dependendo da repercussão nacional, poderia até acontecer.

Devaneios de alguém criado locando fitas VHS de terror na juventude de lado, é claro que vai melhorar um monte para quem diariamente transita pelos pontos estrangulados há incontáveis meses pelas obras dos viadutos. Minutos valiosos são perdidos em congestionamentos sacais que irritam quem precisa passar por esses locais. Nesse sentido, sim, seria mesmo o fim de um terror.

Contudo, olhando em perspectiva mais ampla, sabemos que viadutos são soluções datadas, caras e ineficientes para o problema da mobilidade nas grandes cidades. Dizem que um viaduto é a forma mais rápida para se chegar ao próximo congestionamento. Nada mais certo.

Um transporte público de qualidade que garanta preço, conforto, segurança e respeito ao usuário é a melhor medida para que o trânsito seja menos inviável. Claro, tratando esse usuário como prioridade. Ele quem deve chegar mais rápido ao seu destino, não quem dirige carro, o egoísta transporte individual de alto custo ambiental e social.

Junto disso, criar espaços para a bicicleta circular sem risco de morte para os ciclistas e viabilizar calçadas que respeitem realmente os pedestres melhoram o trânsito.

Tudo isso sim amenizaria o terror que é se locomover por Goiânia. Mas enquanto isso é sonho distante, a gente se satisfaz com o prefeito fantasiado de Jason na sexta-feira 13 mesmo.

@pablokossa/Mais Goiás | Foto: Reprodução / Divulgação