Especialista em gamification analisa estratégias para aumentar o engajamento com o jogo

Gamificação no BBB: 05 motivos para assistir ao reality

A cada semana, a equipe que produz o Big Brother Brasil surpreende o público com…

Imagem: Reprodução Gshow

A cada semana, a equipe que produz o Big Brother Brasil surpreende o público com novidades para movimentar o jogo e, claro, atrair a atenção dos telespectadores.

Nas redes sociais, não faltam assuntos a respeito da casa. A todo momento são memes, desafios, repercussões sobre o programa em tempo real, discussões entre os fãs dos participantes. Tudo isso alimenta a audiência fora do BBB.

Para entender como o Big Brother está associado ao conceito de Gamificação – que basicamente é utilizar mecânicas e elementos de jogos em ambientes comuns, como numa casa, na escola, no trabalho -, conversamos com uma especialista no assunto, Nayra Karine, para mostrar como são utilizadas estratégias que mantêm as pessoas ligadas ao reality.

Nayra é autora de livro sobre gamificação, consultora de empresas e professora. Ela apontou 05 motivos para assistir ao programa. Confira!

01 – Analisar o comportamento dos jogadores

É possível identificar quatro tipos de perfis:

  • Achievers (conquistadores)
  • Socializers (socializadores)
  • Killers (assassinos)
  • Explorers (exploradores)

Ao observar os participantes, é possível perceber como eles reagem aos estímulos do jogo, de acordo com o tipo de perfil.

Já identificou os jogadores do BBB21 aos perfis acima?

02 – Descobrir elementos surpresas

Os elementos surpresas aparecem para dar um dinamizada no game e fazer um game change.

Por exemplo: o Big Phone é um elemento surpresa, pois ele surge sem que os jogadores saibam o dia e o horário.

O que faz com os jogadores fiquem atentos ao jogo, porque sabem que a qualquer momento o Big Phone pode tocar e trazer uma grande oportunidade.

03 – Compreender a dinâmica das provas

As provas do jogo são verdadeiros laboratórios para quem usa a gamificação.

Por meio dessas provas é possível ter ideias de como criar mecânicas de jogo e adaptá-las para a sua realidade.

04) Vivenciar batalhas de curta duração

As batalhas de curta duração surgem também para dinamizar o jogo. Como é o caos do Jogo da Discórdia, e os demais jogos que surgem de acordo com o objetivo da semana para garantir o engajamento do jogo e da audiência do programa.

05) Aprender com falhas e acertos

É possível aprender com as falhas e acertos que acontecem durante o jogo para extrair insights de novos games personalizados para a realidade de cada segmento.

Então, se você gosta de jogos, trabalha na área de games ou quer aplicar a gamificação em algum projeto, é aconselhável assistir ao BBB para aprender a gamification na prática e aplicada a um contexto real.