ESTADUAL

Nova motivação para o Campeonato Goiano

Mudança de critério de classificação para a Copa do Brasil valoriza as competições estaduais

Bolas do Campeonato Goiano 2022
Os clubes goianos seguem movimentando o mercado da bola Foto: Heber Gomes - Mais Goiás

O clube que colocar o Campeonato Goiano em segundo plano corre o risco de ficar fora da Copa do Brasil de 2024, que paga altas cotas de premiação por fases. É que a distribuição de vagas para a competição nacional, será à princípio com base no desempenho dos times nos campeonatos estaduais ou torneios seletivos e não mais pelo ranking nacional. Goiás terá três times na Copa do Brasil de 2024.

Das 92 equipes da competição no ano que vem, 80 serão definidas de acordo com a classificação nos campeonatos promovidos pelas federações estaduais. As demais vagas ficam para o campeão da Copa Verde, campeão da Copa do Nordeste , campeão da Série B; e para os times da Libertadores, que entram na terceira fase. Se algum clube goiano se garantir por algum destes outros critérios, abre mais vaga para o estado.

Goiás, Vila Nova e Atlético são favoritos para garantir classificação pelo estadual, mas não é tão simples assim. Nas últimas 11 edições do Campeonato Goiano, os três grandes da capital ficaram com as três primeiras colocações em apenas duas oportunidades – 2019 e 2022 -. Nas demais, sempre teve um time do interior entre os primeiros e o Grêmio Anápolis foi campeão em 2020.

Mais um motivo para que o Campeonato Goiano deste ano seja mais competitivo. É uma oportunidade também para que os clubes do interior garantam participação na rentável Copa do Brasil, o que significa mais calendário, projeção e reforço de caixa.