UMA MÃO...

Aproximação de Rogério e Caiado é via de mão dupla

Desde o anúncio do prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos), feito na última segunda-feira (21),…

Caiado e Rogério Cruz se cumprimento (Foto: Jackson Rodrigues - Divulgação)

Desde o anúncio do prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos), feito na última segunda-feira (21), de que vai apoiar o governador Ronaldo Caiado (DEM) em seu projeto à reeleição, o meio político goiano avaliou a declaração como uma “jogada de mestre” dos articuladores políticos do prefeito, que vêm sofrendo desgastes constantes nos últimos dois meses, após projetos polêmicos aprovados pela Câmara Municipal, como o Código Tributário e o Plano Diretor. O que pareceu benéfico a Rogério em um primeiro momento, é também um alívio para a campanha eleitoral do governador Ronaldo Caiado. A máxima política de que “governo não faz oposição a governo” vai casar bem com a gestão do republicano, que será mais fluida administrativamente e amparada pela máquina estadual, como será importante politicamente a Caiado, que, de acordo com pesquisas internas feitas pelos partidos, não está tendo um bom desempenho na Região Metropolitana, onde há reais intenções de voto no prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha, principal adversário do democrata. Outro ponto favorável ao governador é que, através de Rogério, ele abriu a premissa de aproximação com a Câmara Municipal e deve iniciar o diálogo com a Casa, que, segundo alguns vereadores, foi inexpressivo na atual gestão estadual. Um indício disso foi a presença do presidente da Legislativo municipal, Romário Policarpo (Patriota), na reunião em que Rogério e Caiado fecharam a união político-administrativa, que deve durar, ao menos, até o início da campanha. Romário foi um dos articuladores e entusiasta da união.

Primeiro passo

Após a declaração de apoio de Rogério, Caiado afirmou em entrevista que eles vão trabalhar juntos por Goiânia.

Stop

Politicamente, o passo dado pelo prefeito dificulta, por enquanto, as aproximações de seu partido, o Republicanos, com os Gustavo Mendanha e com o deputado federal Major Vitor Hugo.

Do micro para o macro

A atual legislatura da Câmara de Goiânia é formada, em sua maioria, por vereadores que representam bairros e segmentos da sociedade civil. Para fazer atividades de campanha, por exemplo, e ter pessoas que façam um trabalho a seu favor nas regiões da capital, Caiado vai precisar de um bom diálogo e parceria com os parlamentares.

Distantes

Segundo informações de bastidores da Câmara, essa é a primeira administração estadual dos últimos anos em que os vereadores não possuem espaços políticos e que não houve ainda qualquer tentativa de aproximação.

Surtiu efeito

Caiado vai participar da entrega de escrituras de casas em Goiânia ao lado de Rogério, em uma solenidade no Paço Municipal, nesta sexta-feira (25).

Puxão de orelha

O presidente MDB estadual, Daniel Vilela, usou suas redes sociais para dar um puxão de orelha no vereadores do seu partido que votaram contra o projeto que previa a mudança do nome da Avenida Castelo Branco para o nome do ex-prefeito Iris Rezende. “A Câmara erra, principalmente os vereadores do MDB, ao não conceder tal honraria àquele que tanto fez por Goiás e por Goiânia”, escreveu.

Missão impossível

O ex-presidente da Agetop Jayme Rincon afirmou à coluna que não existe nenhuma possibilidade de juntarem Marconi Perillo e o presidente do Patriota, Jorcelino Braga, na mesma coligação. De acordo com o ex-braço direito do tucano, nem mesmo Gustavo Mendanha é capaz de conseguir o feito.